Os “jogos” de Hervé Tullet estão a chegar a Portugal

Maravilhosa novidade editorial para iluminar ainda mais estes momentos iniciais da Cria (que) Cria: a editora e distribuidora portuguesa Edicare – que, depois da loja assumida em nome próprio na Avenida de Roma, inaugurou recentemente um outro espaço comercial no n.º 17 da Rua da Trindade (junto ao Teatro da Trindade), no Chiado, Lisboa – garantiu hoje a publicação de mais três livros do fundamental ilustrador francês Hervé Tullet, de quem já havia disponibilizado “Um livro” – não qualquer livro, um livro singular, um livro “mágico”. As pérolas em questão são “The game of let’s go!”, “The game of light” e “The game of mix and match”, espantosas páginas para todos os públicos acima dos seis meses de idade (fatia de mercado que, a nível de obras merecedoras da nossa atenção, é praticamente inexistente em Portugal…). Publicados originalmente no início deste ano pela Phaidon, estes volumes, metade da coleção “Let’s play games!” da editora britânica, deverão chegar às mais seletivas livrarias portuguesas no início do outono. Na calha estarão igualmente os outros títulos desta série, os não menos brilhantes “The game of patterns”, “The game of finger worms” e “The game of mix-up art” – um projeto para alegrar 2012, suspeitamos…

 

Contagiantemente primário nas cores e nas formas, Tullet (que nasceu em 1958 e dedica a sua obra com especial ênfase às crianças desde há 16 anos) é dotado de um génio raro, entre outros motivos por falar a linguagem gráfica das crianças com uma naturalidade e fluidez que muito poucos autores dominam. O minimalismo, o humor, a assertividade cromática e a permanente reinvenção formal das suas premissas criativas de base são nutrientes com uma riqueza infinita para a imaginação e o desenvolvimento intelectual e sensorial das crias que com estes livros têm a felicidade de se cruzar.

 

Outras obras radiantes que Hervé Tullet compôs ao longo dos últimos anos são a dupla “Blue & square” e “Yellow & round”, “The book with a hole”, The coloring book”, “Turlututu, histoires magiques” ou a série “Jeu” (que abriu caminho para estas edições da Phaidon), com títulos como “Jeu de voyages”, “Jeu de formes”, “Jeu de construction” ou “Jeu d’ombres”. Saiba o mercado nacional tratar condignamente destes três “jogos” que agora se anunciam, para que a hipótese de uma edição integral da sua obra seja, daqui a uns meses, uma realidade consideravelmente menos utópica do que o é hoje.


Tudo e muito mais para espreitar prolongadamente em tullet.free.fr – também aqui com uma surpresa e uma vibrante emoção visual a cada nova página…

 

Bruno Bènard-Guedes

Advertisements

1 Comment

Filed under Literatura

One response to “Os “jogos” de Hervé Tullet estão a chegar a Portugal

  1. Sara

    Muito bom! Suspeito também que 2012 nos traga muitas surpresas “Hervéticas”. Obrigada por este momento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s