“O livro das caras”, de Claire Didier com ilustrações de Beppe Giacobbe

“Quem vê caras não vê corações”? “O rosto é o espelho da alma”? Não é essa a opinião de Caradepau, o guia de “O livro das caras”, de Claire Didier e do premiado Beppe Giacobbe, publicado pela Edicare. Sim, Caradepau é um colecionador e este é o passeio estonteante à sua galeria privada, surpreendente e provocadora. Dividido em cinco secções, e resultante de um notável trabalho colaborativo e gráfico, são centenas as caras, as cabeças, os cérebros, as barbas e os penteados, os adereços e as máscaras que perante nós se pavoneiam em retratos, fotografias, colagens, pinturas e desenhos, percorrendo, sem preconceitos, a ciência e a história da arte, do mundo, e do homem.

Das ressonâncias magnéticas aos jogos, às histórias e curiosidades, dos artistas canónicos aos mais ousados e vanguardistas, dos retratos solenes e sofisticados às fotografias lá de casa, encontramos aqui um impressionante caleidoscópio de estilos, épocas, géneros, modas, geografias, materiais, propostas, questões, informações técnico-científicas, catálogos e imagens, muitas imagens. Na verdade, um repertório tão completo e inteligente quanto divertido, lúdico e interativo, para manipular, para ler, para descobrir a pouco e pouco, sozinhos ou em conjunto, pequenos e grandes. Temos os factos e os conceitos, as imagens e as homenagens, a curiosidade e a diversidade, a aparência e a excentricidade, mas também a emoção, mas também o sonho. Como afirma Joana, de 4 anos, “o sonho vem pela cabeça”. Se encontramos aqui a resposta a muitos “porquês”, muitos mais “porquês” nos vêm à cabeça.

Não, este “O livro das caras”, não nos deixou com cara de parvos, a coçar a cabeça, sem saber para onde a virar. Pelo contrário. Por que é que não começam já a criar o vosso próprio livro de caras? Talvez começar pelo vosso Facebook? Foi só uma ideia que nos veio à cabeça…

 

livro “O livro das caras”, de Claire Didier com ilustrações de Beppe Giacobbe
Edicare, 2010
[a partir dos 7 anos]

 

 

Paula Pina

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s