“A sombra do caçador”, de Charles Laughton

 

O ator Charles Laughton mascarou-se apenas por uma vez como realizador, mas dessa fugaz experiência assomou “A sombra do caçador”, superlativa parábola versando a sobrevivência da moral como imperativo irredutível da espécie humana, sem assertividades dogmáticas de conveniência. Uma jornada de assombramento de um falso profeta que aperfeiçoa a sua arte de ler apenas as linhas tortas do evangelho como forma de escrever direito a palavra divina, até encontrar no ceticismo e na perícia estratégica de um menino de nove anos a sua condenação.

 

 

É na sua dualidade quase já não maniqueísta que se jogam os confrontos que sustentam tão primordial dinâmica criativa: a candura inicial da família e o terror que a personagem de Robert Mitchum vai instalando ou o “LOVE” e o “HATE” inscritos nos seus dedos dizem muito, mas ocultam ainda mais. Reforça essa premissa, num plano muito mais do que meramente técnico, o rigoroso contraste fotográfico (feito alcançado por Stanley Cortez) que percorre todo o filme. Mas esta obra crucial da história do film noir é praticamente só revelação e redenção cinematográfica acima do amor e do ódio, acima do bem e do mal. Agora em dvd português, este é um clássico de visionamento particularmente pertinente nos dias de trevas (emocionais, espirituais, sociais, económicas,…) que vamos atravessando. Um filme sobre crianças – para as grandes aprenderem a cândida espessura moral de que as pequenas são feitas -, mas não para crianças (pelo menos não com menos de 14 anos…). É sobre elas que Lillian Gish conclui esta dádiva: “o vento sopra e a chuva é fria, e contudo elas resistem. (…) Elas resistem e perduram.”

 

dvd “A sombra do caçador” [“The night of the hunter”], de Charles Laughton, com Robert Mitchum, Shelley Winters, Lillian Gish,…
Alambique, 1955 / 2011
[a partir dos 14 anos]

 

Bruno Bènard-Guedes

Advertisements

Leave a comment

Filed under Cinema, Ram Ram

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s