Recordando Helen Siegl

helen siegl 1

 

A artista austríaca Helen Siegl (1924 / 2009), católica devota, ativista e pacifista, viveu os horrores do nazismo, emigrando depois para o Canadá e estabelecendo-se nos Estados Unidos. Gravadora exímia, as suas litografias e trabalhos em madeira e gesso, com temáticas religiosas e bíblicas, têm como protagonistas frequentes crianças, plantas e animais, e expressam, com uma singularidade extraordinária, uma transcendente capacidade de superação do sofrimento através da religião e da arte, ligadas pelo sentido de experiência mística.

 

helen siegl 2

 

Servia-se muitas vezes dos seus oito filhos como modelos, tendo começado como ilustradora de uma revista para crianças, e deixando-nos imagens para diversas antologias de contos orientais, africanos, uma extraordinária edição das “Fábulas de Esopo” e uma coleção de imagens do “Velho testamento” e de cânticos de Natal.

 

helen siegl 3

 

Manteve, ao longo da carreira, o pendor contemplativo e a apetência pela vida monástica, a que juntava um agudo sentido de responsabilidade social e partilha comunitária. Espiritualidade e materialidade em harmonia enlaçam-se em figuras, danças e movimentos, num dinamismo gráfico, sábio e ingénuo, ora de uma complexidade genuinamente divertida e cativante, ora de uma simplicidade surpreendente, ancestral.

 

helen siegl 4

 

Numa entrevista de 2004, Helen Siegl disse: “Ser criativo é uma afirmação de vida. Espanto e maravilhamento, alegria e êxtase, têm um poder muito maior do que a morte e o sofrimento.”

 

helen siegl 5

 

Paula Pina

Advertisements

Leave a comment

Filed under Artes plásticas, Ilustração, Ram Ram

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s