Madalena Matoso [ilustradora convidada, outono 2011, última semana]

 

Dando continuidade ao nosso ciclo Ilustrador Convidado, recebemos ao longo deste outono de 2011 Madalena Matoso, uma das criadoras mais relevantes no campo da ilustração infantojuvenil portuguesa da última década, mas também uma designer brilhante, editora e fundadora da Planeta Tangerina, casa que publicou muitos dos seus mais notáveis trabalhos. Semanalmente, Madalena Matoso aqui respondeu a uma das nossas perguntas e aqui apresentou uma sua ilustração de que se orgulha particularmente.

No momento final desta “residência”, aqui manifestamos o nosso mais sentido agradecimento a Madalena Matoso pelo profissionalismo, dedicação e carinho com que tratou este nosso convite, o que se manifestou nesta sequência de ideias tão esclarecidas e de exemplos paradigmáticos do elevadíssimo nível formal da sua obra que partilhou com todos nós.

 

Cria Cria: Com o excesso de oferta no campo da ilustração que aconteceu em Portugal (e um pouco por todo o mundo) nesta última década, acha que o mercado ainda consegue ser justo para quem faz os trabalhos de maior valor artístico? O crescimento exponencial da oferta tem sido devidamente acompanhado pelo crescimento da procura? Um ilustrador com talento como o seu pode viver apenas da ilustração? Tem alguns períodos de tempo sem trabalhos novos em mãos? Ou, por outro lado, recusa muitas propostas de trabalho?

Madalena Matoso: Haver muitos ilustradores é bom para o mundo da ilustração, aumenta o nível de exigência, a diversidade de propostas, a troca de experiências. Penso que, paralelamente ao aumento de oferta, também cresceu a procura. Como a ilustração tem tido mais visibilidade, há mais interesse pela área – tanto por parte de quem quer fazer ilustração, como por parte de quem procura. No entanto, vivemos numa época em que o “tempo” acelerou. Fazem-se muitos livros, muito rapidamente. Os livros estão em destaque numa livraria durante um mês e logo são substituídos por outras novidades. Assim, para quem trabalha com técnicas mais “lentas”, pode tornar-se bastante difícil. Há uns anos, um ilustrador podia demorar vários meses a fazer um livro, mas esse livro ficaria disponível para venda durante muitos anos, pelo que compensaria o tempo que levara a fazer. Hoje em dia, se demorarmos vários meses a fazer um livro, é muito frustrante se esse livro tiver um tempo de vida curto.

Quanto a viver apenas da ilustração: se falarmos exclusivamente de ilustração de livros, é muito difícil. Se falarmos de ilustração em geral (que pode englobar ilustração para imprensa, capas, publicidade, etc.) torna-se possível. Mas penso que quase todos os ilustradores têm outro tipo de atividades, o que pode ser positivo – podem ser professores, designers ou ter outras profissões que não têm diretamente a ver com esta área. Eu tenho tido bastante sorte: desde que comecei a fazer ilustração, tive sempre trabalho. Nunca fiquei muito tempo sem um projeto novo em mãos. Por vezes, recuso alguns trabalhos – porque as condições não são as melhores, porque os contratos não são justos, porque os projetos não são interessantes… Mas, felizmente, a maior parte dos projetos que aparecem são de alguma forma irrecusáveis – tem sido uma verdadeira honra fazer parte da maioria deles.

 

Cria Cria: E se, para concluir da melhor forma possível esta estação como ilustradora convidada do Cria Cria, lhe pedíssemos para fazer o nosso retrato, i.e., para ilustrar a sua perceção gráfica do blogue, aceitaria?

Madalena Matoso: Conseguir olhar para muitos lados ao mesmo tempo. Espreitar lá para trás, procurar lá à frente, ver de perto. A visão multiplicada. O radar hiper-atento que capta tudo o que não está à mostra. Espalhar coisas boas. Isto + isto + isto = fruto.

 

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s