“A gigantesca pequena coisa”, de Beatrice Alemagna

 

“A gigantesca pequena coisa” é mesmo gigantesca – em formato e em conceção, em riqueza poética e visual. Esta obra impõe-se-nos sobretudo enquanto exemplo do que pode ser a ilustração do invisível, a concretização em instantâneos do quotidiano de um conceito abstrato, indecifrável mistério guardado até à última página – a felicidade.

Trazida até nós pela jovem editora Bags  of Books, a obra de Beatrice Alemagna agiganta-se a cada publicação, impressionando pela amplitude criativa, pelo arrojo e pelo controle técnico, equilibrando inovações e estranhezas gráficas com textos plenos de evocação e nostalgia. Se já antes Alemagna se destacara com livros como os da série “Bugs in a blanket”, nos cativara com “Un lion à Paris”, “Jo singe garçon”, “Portraits”, “Le trèsor de Clara” ou “Oméga et l’ourse”, chegou a vez de os leitores portugueses travarem  conhecimento com mais estes três exemplos do talento polifacetado da autora. Mas esta italiana, nascida em 1973, escritora e ilustradora de extensa e premiadíssima obra, era já conhecida do público nacional, tendo sido representada em exposições em Portugal desde 2006 (nomeadamente no Barreiro e em Almada). Dela, a Bags of Books selecionou dois livros para inaugurar a sua atividade editorial em 2010: o ternurento “O meu amor” e um outro seu trabalho bem distinto, o intrigante e melancólico “Depois do Natal”.

O peculiar universo gráfico de Alemagna, em que visões poéticas da infância se tecem e entretecem de adultas maturidades, em que texto e imagem se acomodam e recompõem em ilustrações concretizadas pela utilização de técnicas mistas (costura, bordado, tricô, colagens, fotografia ou desenho, por exemplo), fez desta artista uma das mais influentes e admiradas da atualidade, contribuindo decisivamente para o reconhecimento internacional do género.

 

 

livro “A gigantesca pequena coisa”, de Beatrice Alemagna
Bags of Books, 2011
[a partir dos 4 anos]

 

Paula Pina

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s