Aquoscula Memorabilia, Criatura #007

 

Podem deixar cair coisas, perdê-las aqui e ali, não se lembrarem onde as deixaram: as chaves do carro da mãe, um carrinho ou uma boneca dos miúdos, uma das peúgas escocesas do pai, o anel de brilhantes da avó, a letra de uma canção, as palavras “obrigada”, “bom dia” e “adoro-te”, a paciência para contar histórias depois de um dia de trabalho, a vontade de viver. A minha tarefa é mergulhar na memória, resgatar momentos preciosos, vasculhar recantos inesperados, voltar aos bancos de jardim, compartimentos de carruagens, praias e salas de cinema. Às vezes é preciso mergulhar muito fundo, em charcos de experiências dolorosas, em pântanos de recordações assustadoras. Sempre que isso acontece e o meu regresso é mais demorado, doem-me as pernas de frio e fecham-se-me os olhos de cansaço. Nesse caso, basta pendurarem-me numa vulgar corda de roupa e deixarem-me secar ao sol da manhã.

Quando tiverem falta de ideias, quando o desalento se torna cerrado nevoeiro e a desmotivação se enrola em apertados e negros nós à volta do corpo, chamem por mim. Trago na cabeça um pássaro capaz de voar mais alto do que todos os nevoeiros, capaz de, com o seu aprumado biquinho, desatar até os nós mais difíceis. Ele voa para imaginar, criando o novo a cada bater de asas.

Pagamentos? Não é preciso. Bem, talvez me possam dar um beijinho, que depois consigo multiplicar em centenas de milhares de outros. Basta só um. Pequenino. Tenho sempre um inesgotável fornecimento de beijinhos para dar. Pena é que tanta gente precise deles e não o saiba. Pena é que tanta gente os tenha e não o saiba. Sou uma Aquoscula Memorabilia.

 

Paula Pina, com ilustração de Cesária Martins

Advertisements

Leave a comment

Filed under Criações, Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s