André da Loba [ilustrador convidado, semana 1]

 

Depois de ter recebido Marta Madureira e Madalena Matoso, e de ter aproveitado para fazer umas brevíssimas férias de fim de ano, a coluna Ilustrador Convidado regressa agora ao Cria Cria com nova duração – bimensal – e um novo nome para conhecer melhor ao longo dos meses de janeiro e fevereiro: André da Loba. Apesar do seu trabalho ainda não ter alcançado o merecido reconhecimento aqui em Portugal, já atingiu níveis de excelência e prestígio mundial praticamente inéditos na história da ilustração nacional. Dotado de um talento e de um estilo singulares, André da Loba é um imenso motivo de orgulho criativo em qualquer parte do mundo.

 

Cria Cria: Como (e quando) é que surgiu o desenho na sua vida? E como (e quando) é que o desenho começou a “transformar-se” em ilustração? Por que é que desenha? Ainda sente a mesma motivação que tinha quando começou a ilustrar?

André da Loba: Acho que a pergunta devia ser “Como (e quando) é que o desenho desapareceu das vossas vidas?”. É que eu lembro-me de começar a desenhar com os meus amigos (éramos todos bons); e não sei quando ou como os meus amigos foram deixando de desenhar. Eu devia estar absorvido no que estava a fazer… quando dei por mim, já era só eu que desenhava… e continuo sem saber bem porquê.

Para mim, o desenho foi sempre ilustração; foi sempre associado a palavras. E como eu nunca fui muito bom com palavras, desenhar tornou-se a minha forma de dizer. O bom disto é que, com a quantidade de coisas que posso experimentar dizer com a ilustração, acho que tenho mais motivação agora do que quando comecei a ilustrar.

 


ilustração originalmente publicada no livro “Bocage – Antologia poética” (Faktoria de Livros, 2010)

 

André da Loba: No livro “Bocage – Antologia poética”, esta ilustração é a porta de entrada ao imaginário do poeta… Por isso, aqui fica também o meu convite, citando outro poeta, Miguel Torga: “Porque nenhuma  árvore explica os seus frutos, embora goste que lhos comam”.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s