Yara Kono [ilustradora convidada, semana 2]

 

Nasceu no Brasil, tem família japonesa, mas foi em Portugal que Yara Kono afirmou a sua extraordinária identidade autoral como designer e, sobretudo, como ilustradora. Além de desempenhar um papel cada vez mais relevante no quadro criativo da editora Planeta Tangerina, da qual faz parte há quase uma década, tem sido igualmente convidada a publicar obras noutras casas centrais da literatura infantojuvenil nacional, da Caminho à Kalandraka. Yara Kono é a Ilustradora Convidada do Cria Cria nos meses de março e abril, um ano depois de ter visto o seu talento devidamente reconhecido ao receber o Prémio Nacional de Ilustração.

 

Cria Cria: Acha que tem estilo? Ou acha que tem um estilo próprio? Acha que é “especial”?

Yara Kono: Acho que acaba por ser inevitável, mesmo que para mim não seja vital ou consciente. É algo que vem com o tempo, mais ou menos involuntariamente. Cada um tem a sua maneira de ver, de sentir e de interpretar o mundo. E para mim, isso acaba por transparecer nas ilustrações que faço. Ainda tenho algum caminho pela frente, e espero descobrir, experimentar e evoluir mais e mais. E assim algo muda: no traço, nas formas, nas cores… Posso acrescentar, corrigir, retirar ou mesmo refazer uma ilustração se me apercebo que o caminho que estava a seguir não era o mais acertado. Ou ainda, pode ser que algo extraordinário aconteça e mude o rumo das coisas, nunca se sabe. Simplesmente acontece. Acho que sou uma pessoa normal e gosto das coisas mais banais. Da meia de leite com espuma, de afagar a alfazema (na entrada do ateliê), de cozinhar, de ir e vir de bicicleta, de ler, de preguiçar… e, sim, de desenhar. E de vez em quando sinto-me privilegiada. Especial, não.

 

ilustração originalmente publicada no livro “A manta” (Planeta Tangerina, 2010)

 

Yara Kono: Foi o meu primeiro livro editado pelo Planeta Tangerina. Foi tenso (a responsabilidade era grande) e ao mesmo tempo deu-me imenso prazer. Tive uma relação muito próxima com a minha avó e também cheguei a dar uns pontos.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s