“Vivaldi – As quatro estações”, de José Antonio Abad Varela, Emilio Urberuaga e Sarah Chang

 

Este é o livro, acompanhado de cd, que inaugura a mais recente coleção da editora Kalandraka em Portugal, centrada na música clássica. Depois de uma série dedicada à ópera, com volumes consagrados a “Turandot”, “Porgy and Bess” ou “Aida”, por exemplo, eis que chega às estantes das nossas crianças um dos expoentes do barroco, o prolífico compositor, violinista e professor Antonio Vivaldi (1678-1741), com aquela que é certamente a mais tocada obra do seu repertório: o ciclo de quatro concertos para violino “Le quattro stagioni” (publicado em 1725), desta feita numa interpretação da virtuosa violinista Sarah Chang. A gravação que se junta ao livro, pertencente ao catálogo da EMI, foi o 17º registo em estúdio desta menina prodígio com aura de estrela da moda, que aos cinco anos prestou provas para a famosa Julliard School, que aos oito tocava com a New York Philharmonic e que aos nove gravava o seu primeiro disco.

A popularidade da obra, aliada à sua natureza predominantemente descritiva e caráter impressionista (recorde-se que o próprio Vivaldi escreveu os poemas que serviram de base literária para a criação musical), tornam-na particularmente apetecível para iniciados. No livro “Vivaldi – As quatro estações”, à venda a partir de hoje, oferece-se um acompanhamento narrativo e visual da música, criando-se pois mais uma razão para ouvir e dar a ouvir Vivaldi.

 

livro + cd “Vivaldi – As quatro estações”, de José Antonio Abad Varela [texto], Emilio Urberuaga [ilustrações] e Sarah Chang [violino]
Kalandraka, 2012
[a partir dos 4 anos]

Advertisements

1 Comment

Filed under Ilustração, Literatura, Música

One response to ““Vivaldi – As quatro estações”, de José Antonio Abad Varela, Emilio Urberuaga e Sarah Chang

  1. Rita Cavaco

    Ainda não dei por ele e, por isso, não sei o preço. Mas o meu desejo é que não seja tão caro como a colecção referida no artigo. O acesso à cultura musical de qualidade, através dos livros, fica condicionado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s