Yara Kono [ilustradora convidada, semana 6]

 

Nasceu no Brasil, tem família japonesa, mas foi em Portugal que Yara Kono afirmou a sua extraordinária identidade autoral como designer e, sobretudo, como ilustradora. Além de desempenhar um papel cada vez mais relevante no quadro criativo da editora Planeta Tangerina, da qual faz parte há quase uma década, tem visto igualmente obras suas publicadas noutras casas centrais da literatura infantojuvenil nacional, da Caminho à Kalandraka. Yara Kono é a Ilustradora Convidada do Cria Cria nos meses de março e abril, um ano depois de ter visto o seu talento devidamente reconhecido ao receber o Prémio Nacional de Ilustração.

 

Cria Cria: Qual foi a coisa mais interessante que aprendeu com a ilustração até hoje? Com quem? Quem é o seu ilustrador favorito? Por que razão? Quem é que imita mais? Fica irritado com isso?

Yara Kono: Aprendi que há muito mais numa ilustração além daquilo que os olhos veem, e que o poder da interpretação, sobretudo entre os mais pequenos, não tem limites. Aprendo todos os dias um pouco mais. Aprendo muito cá no ateliê e considero-me uma grande privilegiada por trabalhar com pessoas tão boas e que me ensinam tanto. Mas também lá fora, num workshop, numa viagem ou numa atividade com miúdos… Temos é que ter predisposição para assimilar tanta informação.

Admiro o trabalho de muita gente. Difícil é citar um preferido… Posso citar alguns? Květa Pakovská, Bruno Munari, Iela Mari, Maria Keil, Katsumi Komagata, Isidro Ferrer, Beatrice Alemagna, Atak, os ilustradores iranianos… Acho que o que acontece connosco é deixarmo-nos “contaminar” pelas pessoas que estão mais próximas (no meu caso, o Bernardo e a Madalena), pois estamos sempre trocando ideias, opinando e vendo os trabalhos uns dos outros… e acho isso bom.

 

ilustração originalmente publicada no livro “Histórias da Ajudaris ’11 – Pequenos gestos, grandes corações” (Ajudaris, 2011)

 

Yara Kono: Três turmas, três cores que se fundem. Nas aulas, nas brincadeiras e nas conversas.

 

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s