Yara Kono [ilustradora convidada, última semana]

 

Nasceu no Brasil, tem família japonesa, mas foi em Portugal que Yara Kono afirmou a sua extraordinária identidade autoral como designer e, sobretudo, como ilustradora. Além de desempenhar um papel cada vez mais relevante no quadro criativo da editora Planeta Tangerina, da qual faz parte há quase uma década, tem visto igualmente obras suas publicadas noutras casas centrais da literatura infantojuvenil nacional, da Caminho à Kalandraka. Yara Kono foi a Ilustradora Convidada do Cria Cria nos meses de março e abril, um ano depois de ter visto o seu talento devidamente reconhecido ao receber o Prémio Nacional de Ilustração.

Agora que terminam estes dois meses em que tivemos Yara Kono como nossa Ilustradora Convidada, não podemos deixar de lhe manifestar aqui um profundo agradecimento pelo empenho e humildade que, em cada uma destas oito semanas, dedicou a esta nossa partilha de ideias. Valeu, Yara. Arigatou, Yara. Obrigado, Yara.

 

Cria Cria: Com o excesso de oferta no campo da ilustração que aconteceu em Portugal (e um pouco por todo o mundo) nesta última década, acha que o mercado ainda consegue ser justo para quem faz os trabalhos de maior valor artístico? O crescimento exponencial da oferta tem sido devidamente acompanhado pelo crescimento da procura? Um ilustrador com talento como o seu pode viver apenas da ilustração? Tem alguns períodos de tempo sem trabalhos novos em mãos? Ou, por outro lado, recusa muitas propostas de trabalho?

Yara Kono: Às vezes sim, muitas vezes não… e essa situação, como sabemos, não se restringe apenas à ilustração. Se gostamos do que fazemos, e se o fazemos bem, as oportunidades hão de surgir, cedo ou tarde. É preciso estar atento e, algumas vezes, sermos nós a criá-las. Não podemos é ficar sentados à espera… Acredito que quanto maior é a oferta, maior será a procura. A ilustração está numa fase boa, e assim novos ilustradores vão surgindo, galerias de ilustração vão surgindo, pessoas que apreciam ilustração vão surgindo. E isso é bom.

Acho possível, mas difícil, viver só da ilustração. Não sou ilustradora a tempo inteiro, também trabalho como designer gráfica no ateliê. Mas é certo que a ilustração tem ocupado cada vez mais espaço na minha vida profissional, o que para mim é maravilhoso. Tem sido raro estar sem trabalho, e os convites que surgem são quase sempre aliciantes. É pena, mas acabo por recusar alguns, por falta de tempo.

 

Cria Cria: E se, para concluir da melhor forma possível este período como Ilustradora Convidada do Cria Cria, lhe pedíssemos para fazer o nosso retrato, i.e., para ilustrar a sua perceção gráfica do site, aceitaria?

Yara Kono: Cria Cria para mim é uma nave em constante movimento, que explora, que descobre, que critica e que vê (com olhos de quem lê) o rico universo que é o da ilustração infantil.

 

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s