Hervé Tullet [ilustrador convidado, semana 5]

 

Ilustrador, pintor e autor de incontáveis talentos, Hervé Tullet, nascido em França em 1958, faz dos sentidos matéria prima do seu trabalho e do livro um objeto mágico. Começou por ilustrar para a imprensa, mas desde 1994 que se dedica sobretudo ao desenho criativo para crianças. Hervé Tullet – que é o Ilustrador Convidado do Cria Cria em maio e junho – assinou nestas duas décadas um número estonteante de livros e jogos, sendo considerado um dos mais originais e prolíferos ilustradores do mundo inteiro. “Um livro”, pérola que chegou até nós em 2010, foi um estrondoso sucesso editorial e continua a encantar todos aqueles que têm a oportunidade de o descobrir. Os jogos “Artist’ik” e “Creat’ik” também já estão disponíveis em Portugal (igualmente por cortesia da Edicare). Hervé Tullet é um mestre de cores básicas e vibrantes, que explora os horizontes da imaginação e propõe um diálogo direto – tantas vezes físico – entre o livro e o público infantil, contornando as tendências simplistas da interatividade nos moldes da sociedade contemporânea. Os seus livros são uma constante redescoberta do prazer da leitura como pura experiência sensorial, para pequenos e grandes.

 

Cria Cria: É ilustrador a tempo inteiro, 24 horas por dia? Desenha mentalmente tudo o que vê, estando acordado ou a dormir? E toma notas ou faz esquissos sobre essas visões? O que é que tem de ter sempre consigo para o poder fazer?

Hervé Tullet: De momento, sou autor a tempo inteiro, pelo que há um trabalho de reflexão, de criação sobre diferentes temas: livros, jogos, aplicações numéricas e, depois, há um trabalho “no terreno”… Sou convidado por escolas, museus, sítios diversos e variados para grandes leituras, grandes sessões de desenho, residências por muitos meses, exposições, etc… Nessas situações, raramente tomo notas, mas os comboios, os aviões e os quartos de hotel são muito bons momentos de solidão, reflexão e investigação. Por isso, sou invadido por pequenos blocos de notas, que transcrevo noutros blocos de notas e que volto a transcever mais e mais…

 

Cria Cria: Êtes-vous illustrateur à plein temps, 24h/24h ? Dessinez-vous, mentalement, tout ce que vous voyez, que vous soyez éveillé ou endormi? Prenez-vous des notes ou faites-vous des croquis à partir de ces visions? Qu’est que vous avez besoin d’avoir toujours sur vous pour pouvoir faire cela?

 

Hervé Tullet: Je suis donc maintenant auteur à plein temps, il y a donc un travail de réflexion, de création sur différents sujets: livres, jeux, applications numériques et puis un travail “sur le terrain”… Je suis invité dans des écoles, des musées, des lieux divers et variés pour de grandes lectures, de grandes séances de dessins, des résidences sur plusieurs mois, des expositions, etc… Dans ces moments, je prends rarement des notes, mais les trains, avions et chambres d’hôtel sont de très bons moments de solitude, de réflexion et de recherche. Je suis donc envahi de petits carnets de notes que je retranscris dans d’autres carnets de notes et que je retranscris encore et encore…

 

 

Hervé Tullet: Cada deslocação é, de certa forma, uma maneira de voltar a mergulhar no meu trabalho, de revê-lo, voltar a senti-lo, revivê-lo. As experiências nessas deslocações são muito diversificadas e muito variadas (ir à prisão, a um hospital, por exemplo) e acho que me alimento desses diferentes encontros…

Hervé Tullet: Chaque déplacement est, d’une certaine façon, une manière de me replonger dans mon travail, de le revoir, le ressentir, le revivre. Les expériences dans ces déplacements sont très diverses et très variées (aller en prison, dans un hôpital, par exemple) et je pense que je me nourris de ces différentes rencontres…
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s