Parque de Campismo da Cerdeira [no Carrossel com Isabel Minhós Martins]

 

Há dias em que nos apetece mesmo dormir debaixo de uma grande árvore… Em Portugal, não há muitos parques onde se consiga sentir que estamos ao ar livre, que ali também vivem árvores, alguns animais, que há a lua e estrelas e por aí fora. É estranho, mas é verdade. Também não temos propriamente montanhas e, por isso, não abundam os chamados “parques de montanha”, mais virados para a natureza, multiplicando-se os conhecidos “parques de praia” onde as pessoas regressam ao fim da tarde para assar umas sardinhas depois de um dia a assar ao sol (nada contra).

 

 

No verão passado estive no Gerês. A floresta estava em mau estado (resultado de grandes incêndios em anos anteriores); vi bastante “turismo de barragem” (isto é, motas de água e respetivos entusiastas), mas, ainda assim, encontrei por lá um pequeno paraíso. Chama-se Parque de Campismo da Cerdeira e não é um parque como os outros. Ali, as árvores — e as flores silvestres, os cogumelos, os pássaros — são mais importantes do que os campistas e ainda é possível acampar à sombra de uma floresta de vidoeiros, carvalhos e castanheiros exemplarmente preservada. Espreitem aqui (e vão até lá).

 

 

Isabel Minhós Martins [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início deste mês um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão está quase a chegar, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Isabel Minhós Martins, editora da Planeta Tangerina e autora de muitos dos melhores livros para crianças escritos em Portugal na última década.
Advertisements

Leave a comment

Filed under (...)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s