Palavra Cantada [no Carrossel com Isabel Minhós Martins]

 

É discutível se as crianças devem ouvir “música para crianças” ou apenas música — boa, de preferência. Lá em casa (e no carro) ouve-se tudo o que os pais gostam e, quando a viagem é longa, abrem-se algumas exceções para músicas que os filhos gostam e os pais nem por isso (há letras e refrões “infantis”que pedem um Ben-U-Ron). O ideal mesmo é quando um álbum reúne consenso e agrada ao condutor e respetivos passageiros. Acontece isso com os álbuns do projeto Palavra Cantada, dos músicos brasileiros Sandra Peres e Paulo Tatit.

 

 

Os Palavra Cantada têm letras magníficas, canções que falam sobre história (a nossa própria história ou a história do mundo), sobre nomes grandes (Pelé) e pequenos prazeres (como o sabor da bolacha de água e sal). Às vezes, o assunto é sério (há uma canção sobre a fome e outra sobre trabalho infantil), às vezes é mesmo só “desbunda”… Os álbuns que conheço melhor e recomendo são os seguintes: “Cantigas de roda” (cantigas tradicionais brasileiras com “nova roupagem”), “Canções de brincar” e “Canções curiosas”. Se forem ao site, não se assustem: a imagem do projeto não é linda de morrer, mas as canções valem mesmo a pena. A música dos Palavra Cantada é inteligente e merece tocar também aqui, do lado de cá do Atlântico.

 

Isabel Minhós Martins [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início deste mês um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão acabou de chegar, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Isabel Minhós Martins, editora da Planeta Tangerina e autora de muitos dos melhores livros para crianças escritos em Portugal na última década.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Música

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s