“O tigre na rua”, o livro novo da Bruaá [no Carrossel com Isabel Minhós Martins]

Já dediquei um post no blog da Planeta Tangerina a este livro — uma espécie de homenagem de editor para editor, onde falo do trabalho que implicou esta nova edição da Bruaá: uma coisa é comprar direitos de um livro e editá-lo (bem ou mal) em português; outra (bem mais trabalhosa e, quando corre bem, bem mais valiosa) é criar uma edição original, como é o caso deste “O tigre na rua”.

Como a Bruaá sublinha, “se as boas antologias de poesia portuguesa para a infância são raras e, por vezes, pouco diversas em conteúdo, o que dizer da praticamente inexistente tradução de poesia estrangeira”… Estranhando esta ausência e “o facto de a poesia andar tão arredada do dia a dia de tanta gente”, a Bruaá arregaçou as mangas e selecionou e traduziu “alguns poemas intemporais de paragens tão distantes como Cuba, Canadá, Argentina, Estados Unidos, Venezuela”. Às traduções (de Miguel Gouveia), juntou as ilustrações magníficas de Serge Bloch e… voilá: aqui temos um livro a não perder.

“Era uma vez um elefante
que tentou usar um telefante.
Não! Não! Era uma vez um elefone
que tentou usar um telefone.
(Mas o que é que eu estou a dizer…
Isto assim não dá para entender.)

Seja como for, ficou com a tromba
enrolada no telefombra
e quanto mais a tentava soltar
mais alto tocava o telefar
(Enfim, acho melhor acabar este poema
do elefar e do telefema!)”

 

Isabel Minhós Martins [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início deste mês um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão acabou de chegar, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Isabel Minhós Martins, editora da Planeta Tangerina e autora de muitos dos melhores livros para crianças escritos em Portugal na última década.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s