O Sabichão [no Carrossel com Carla Maia de Almeida]

 

É difícil esquecermos o nome de quem descobriu a penicilina quando a resposta foi dada por O Sabichão, algures entre os sete e os oito anos. “Sir Fleming”, esclarece, com a firme convicção dos viciados no jogo. Mesmo que, durante muito tempo, tenhamos vivido na crença de que “Sir” era um nome próprio, tal como João ou Miguel, nunca mais se erradicou do cérebro esse maravilhoso binómio científico: Fleming + penicilina.

Além de “engraçado, divertido e instrutivo”, o jogo da Majora continha um livrinho com as “lições, perguntas e respostas do Dr. Ramiro da Fonseca”, uma espécie de Feiticeiro de Oz que comandava toda aquela sabedoria magnética. Advertia ele, tratando-nos cortesmente por “meu caro amigo”, o que dava um ar bastante adulto: “Mas não vale fazer batota. Não vale ir ao livro à procura da resposta às perguntas. Primeiro estuda-se a lição muito bem e só depois é que vamos responder”. Ora nem mais.

 

 

Logo nas primeiras linhas, no tema “História de Portugal”, ficamos a saber que a “Península Ibérica está dividida em duas nações: uma é a Espanha; a outra, mais pequenina, é Portugal”. Nesta altura do campeonato, o exemplo não será dos melhores. Adiante. Três parágrafos abaixo, fala-se da cisão freudiana que deu origem à nação, protagonizada por D. Afonso Henriques: “Este, ao chegar aos 16 anos, resolveu que havia de ficar a governar sozinho o Condado Portucalense que, embora pertencesse a sua mãe, fazia parte do reino de Leão e Castela”. Com um berço destes, como é que Portugal há de crescer? É complicado, já dizia o povo naquela época.

 

 

“O Sabichão” que eu trouxe ao Carrossel, imaginando que estivesse cansado de andar sempre às voltas das mesmas perguntas e respostas, é uma edição vintage de 1979, produzida na Litografia Império (Porto). Não faço ideia se as edições atuais renovaram o seu stock de questões, acrescentando temas como “Tecnologia e Informática” ou “Gastronomia e Vinhos”. E não quero saber. Prefiro sugerir aos leitores que deem umas voltas pelos leilões da net e descubram o genuíno, único, verdadeiro O Sabichão. Esse mesmo que pergunta “qual é o maior lago do mundo?” ou “quem foi o primeiro astronauta?”. Jurei-te fidelidade, Yuri Gagarine.

 

Carla Maia de Almeida [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Carla Maia de Almeida, uma das principais “vozes” da literatura infantojuvenil em Portugal, tanto na qualidade de escritora (editou recentemente o livro “Onde moram as casas“) como na qualidade de divulgadora (na revista Ler ou no seu blog O Jardim Assombrado).
Advertisements

Leave a comment

Filed under Jogos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s