“Leave your sleep”, de Natalie Merchant [no Carrossel com Carla Maia de Almeida]

 

Quais são as probabilidades de repetir uma obra-prima? Natalie Merchant, a voz suprema dos 10.000 Maniacs nos idos de 80, gastou cinco anos na pesquisa e composição de “Leave your sleep”, duplo álbum que “viu a luz” em abril de 2010. A expressão ajusta-se a um trabalho de filigrana que consistiu em tirar da sombra 26 poemas, histórias e canções evocativas da infância, expondo os seus sortilégios e enigmas, os seus afetos e terrores, as suas alegrias e desilusões.

 

 

Escolhendo apenas textos de autores de língua inglesa, Natalie Merchant não se limitou a compor uma extraordinária coleção de canções, o que já seria suficiente para fazer deste disco o projeto de uma vida. Grande parte do fascínio de “Leave your sleep” resulta da investigação histórica que cerca as biografias de nomes obscuros ou esquecidos do século XIX e XX – com algumas exceções como Robert Louis Stevenson, e. e. cummings ou Edward Lear. São histórias de família por onde passam perdas e sucessos, exaltações e fatalidades, e alguns mistérios. Tudo isto surge contado no booklet que acompanha o CD, com raras fotografias dos autores, a preto e branco.

 

 

Há, nestas 26 canções (algumas muito dançáveis), meninas vestidas de cor de rosa, gigantes devoradores de crianças, marinheiros carregados de mercadorias e outras figurações tão absurdas como igrejas construídas no mar ou gelados de mozzarella e mangostão. Não é um disco “para crianças”, no sentido mais corrente do mercado. É melhor. É para todos. Para novembro deste ano, está anunciada a publicação de um livro ilustrado à volta de “Leave your sleep”. Ficamos ansiosamente à espera.

 

 

Carla Maia de Almeida [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Carla Maia de Almeida, uma das principais “vozes” da literatura infantojuvenil em Portugal, tanto na qualidade de escritora (editou recentemente o livro “Onde moram as casas“) como na qualidade de divulgadora (na revista Ler ou no seu blog O Jardim Assombrado).
Advertisements

Leave a comment

Filed under Literatura, Música

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s