“Entre textos”, de Sara Reis da Silva [no Carrossel com Francisco Vaz da Silva]

 

Sara Reis da Silva coligiu neste livro (publicado pela Tropelias & Companhia em 2011) cerca de duas dezenas de textos/estudos/críticas que foi produzindo e publicando de forma isolada, mas constante, ao longo dos anos de 2010 e 2011 em suportes vários (revistas científicas, blogs, etc.), criando uma obra de grande interesse, que aconselhamos vivamente, para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se debruçam sobre esta problemática. Uma palavra de apreço também pela coragem do editor João Manuel Ribeiro em publicar obras de tão grande qualidade mas que, infelizmente, não cativam o interesse das livrarias.

Sara Reis da Silva é doutorada em Literatura para a Infância pela Universidade do Minho, onde é atualmente Professora Auxiliar. Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial receção infantojuvenil. É membro do centro de investigação CIEC. Integra a equipa responsável pelo projeto Gulbenkian – Casa da Leitura. É investigadora da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico – Su influencia en la formación literaria y lectora”. Tem apresentado diversas comunicações em colóquios, simpósios e congressos nacionais e internacionais. É autora de artigos/ensaios e recensões no referido âmbito investigativo. Publicou, em 2002, “A identidade ibérica em Miguel Torga” (Principia), em 2005, “Dez réis de gente… e de livros – Notas sobre literatura infantil” (Caminho) e, em 2010, “Encontros e reencontros – Estudos sobre literatura infantil e juvenil” (Tropelias & Companhia). É colaboradora permanente da revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude.

 

Francisco Vaz da Silva [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Francisco Vaz da Silva, editor da Bags of Books, designer, ilustrador, escritor, presidente do conselho fiscal da secção portuguesa do IBBY e presidente da Associação de Arte e Cultura de Aveiro – Escola de Artes.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s