“Tanto quanto”, de Eugénio Roda e Gémeo Luís [no Carrossel com Francisco Vaz da Silva]

 

“À família, que nos faz amigos.
Aos amigos, que nos tornam familiares.
O resto são histórias”
(pág. 1)

“A casa tinha portas para entrar e sair. Tinha chaminé para tirar fumo da lareira e janelas para meter paisagens.
Estava cada vez mais cheia, lá por dentro, e cada vez mais cheia, cá por fora.
Estar: Ser em sítios diferentes sem sair do lugar”
(pág. 2)

Assim começa este livro que é, na minha opinião, uma das melhores edições do ano de 2011. Infelizmente tão ignorado pela crítica (desatenta?!…), Luís Mendonça/Gémeo Luís tem percorrido um caminho exemplar enquanto ilustrador e editor. A sua atividade nas Edições Eterogémeas é notável, tendo criado uma editora única/singular, de grande rigor gráfico e de excecional qualidade nos textos e ilustrações que publica e também nos autores que escolhe.

Enquanto ilustrador, Gémeo Luís tem produzido uma obra notável e vasta, sendo de destacar a sua colaboração com Eugénio Roda (também artista plástico e professor), autor daqueles que, na minha opinião, são alguns dos mais belos textos publicados em Portugal, neste género literário, nos últimos anos. Esta dupla é merecedora de todo o destaque e, por isso mesmo, aqui fica a nossa escolha/chamada de atenção para esta obra, entre tantas outras, que as Edições Eterogémeas têm publicado.

 

Francisco Vaz da Silva [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Francisco Vaz da Silva, editor da Bags of Books, designer, ilustrador, escritor, presidente do conselho fiscal da secção portuguesa do IBBY e presidente da Associação de Arte e Cultura de Aveiro – Escola de Artes.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s