“The Onion’s great escape”, de Sara Fanelli [no Carrossel com Margarida Noronha]

 

Este ainda não foi testado. Está já há uns meses na lista de espera, vulgo pilha, cá de casa, reservado para estas férias de verão… e promete, digo eu!

Entre as inúmeras propostas de livros de atividades lúdicas, mais ou menos orientadas e mais ou menos felizes, para recortar, criar, desenhar, pintar ou rabiscar, que têm inundado o mercado editorial infantil em Portugal, de há relativamente poucos anos a esta parte, é agora a vez da conceituada e sempre provocadora ilustradora italiana Sara Fanelli, sob a grande chancela de qualidade da Phaidon, se lançar em semelhante aventura.

 

 

E o desafio é simples: ao longo do livro, uma jovem cebola vai tentar desesperadamente escapar das facas da cozinha e da “grande caçarola”; mas, para tal, vai precisar da ajuda dos leitores desta obra para a libertarem. Se forem bem sucedidos, página após página, de atividade em atividade e de recompensa em recompensa; no final, basta-lhes destacar e guardar a cebola no bolso de trás das calças, por exemplo, e mantê-la aí bem segura.

 

 

Mas nada como ver e ouvir a própria Sara Fanelli a apresentar a grande fuga da “sua” cebola:

 

 

Por norma, não é permitido “desfolhar” livros cá em casa, apesar de até gostarmos de ver, saudosamente, algum tempo depois, certas marcas de uso – manchas de leite, café, riscos ou simples dedadas – gravadas, acidentalmente, nas suas páginas. Aqui, porém, o caso é outro e não há que hesitar, parece-me, em tentar libertar a cebola, arrancando-a literalmente das páginas que a prendem, deixando o livro assim mesmo, de lombada decepada.

 

Margarida Noronha [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Margarida Noronha, diretora editorial da Kalandraka Portugal e tradutora.
Advertisements

1 Comment

Filed under Ilustração, Literatura

One response to ““The Onion’s great escape”, de Sara Fanelli [no Carrossel com Margarida Noronha]

  1. Cláudia Almendra

    Grande escolha, Margarida. Também já está a caminho da nossa “pilha”. Agora fiquei ainda mais convencida de que foi uma boa aquisição.
    Beijinhos e parabéns ao Cria Cria.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s