“Tier auf Tier” [no Carrossel com Margarida Noronha]

 

Esta pirâmide de animais, caso a consigamos erguer até ao fim – o que não é nada, mesmo nada fácil –, é um jogo alemão da Haba, dos 4 aos 99 anos, para dois a quatro jogadores – um jogador também é mais do que suficiente –, que diverte os miúdos e os graúdos cá de casa.

 

 

Se o trago aqui até ao Carrossel não é apenas para dar mais uma “voltinha”, a última, à laia de sugestão e despedida, ainda que valha realmente a pena experimentá-lo. Serve-me pois mais de pretexto para um pequeno desabafo, a propósito da dificuldade em encontrar certos brinquedos e jogos didáticos, especialmente de madeira, e tão comuns noutros países, aqui em Portugal, sobretudo fora dos grandes centros urbanos, ressalvando porém neste campo o exemplar trabalho de distribuição levado a cabo no nosso país, e há já mais de 20 anos, pela Cristina Siopa, no que à Haba, entre outras prestigiadas marcas de jogos e brinquedos, diz respeito.

 

 

Pessoalmente, costumo trazê-los da Alemanha, geralmente de Frankfurt, quando da Feira do Livro em outubro. E muitos deles trago-os da própria feira no último dia, é verdade – estão à venda, por vezes a preços inacreditáveis! Para quem não sabe, o Pavilhão 3.1, o mesmo dos comics, onde no fim de semana da feira é possível encontrar algumas centenas de adolescentes alemães a passear, envergando a máscara do seu herói de manga, ou outro género, favorito, num verdadeiro desfile de caraterização, está também recheado, por assim dizer, de brinquedos, jogos de lógica, entre outros, e puzzles didáticos, a par dos stands de algumas das principais e mais conceituadas editoras alemãs de literatura infantojuvenil… e as crianças costumam andar por lá a testá-los, a ler… e a brincar.

 

 

É certo que por cá esta tendência, a de associar livros a jogos e brinquedos num mesmo espaço, tem vindo a ser invertida, e basta dar uma volta por algumas das nossas livrarias. Mas é certo também que esta tendência é muitas vezes olhada de lado, com certo desdém. Não estando aqui a fazer a sua apologia, parece-me porém que há que atentar no lado positivo: se uma coisa levar à outra, se de um jogo passarmos à leitura, ou vice-versa, fazendo boas pontes, daquelas pontes com estruturas bem fortes, ganhamos todos um pouco mais, quem sabe.

 

Margarida Noronha [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Margarida Noronha, diretora editorial da Kalandraka Portugal e tradutora.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Brinquedos, Jogos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s