Nós, os outros e o lugar [no Carrossel com Gémeo Luís]

 

Sentir e viver o lugar é saber quem fez o quê, como, quando e porquê… Crescer com essa noção é construir um mapa. Um mapa de saberes, personalidades, experiências, lugares, edifícios, livros, objetos, situações, pessoas, sons, ideias, na arquitetura, na ciência, no design, no desporto, na música, no cinema, na literatura, na pintura, um mapa do presente e do passado do nosso lugar, seja ele o Porto, Barcelona, Londres ou Pequim.

Selecione quatro ou cinco autores de cada uma das áreas na sua cidade. Comece pelas áreas ou pelos nomes. No Porto, por exemplo: Álvaro Siza, Pedro Burmester, Nuno Pinto da Costa, Mário Cláudio, Sobrinho Simões, Abel Salazar, Manoel de Oliveira, Óscar Lopes, Ângelo de Sousa, Vitor Hugo, Agustina Bessa-Luís, Rudolfo Reis, Eduardo Souto Moura, António Carneiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Henrique Pousão, Luísa Dacosta, Carlos Resende, Eugénio de Andrade, Alexandre Quintanilha, Fernando Távora, Rui Reininho, Maria Gambina, Júlio Resende, João Machado, Rosa Mota, Manuel Cruz, Soares dos Reis,…

 

Gémeo Luís [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Gémeo Luís, professor, designer, ilustrador e editor das singularíssimas Edições Eterogémeas.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Artes plásticas, Cinema, Design, Ilustração, Literatura, Música

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s