Eu, ele e o lugar [no Carrossel com Gémeo Luís]

 

Como construímos a relação dos nossos filhos com o lugar e connosco… Defender o que é nosso só pode passar pelos argumentos, e estes precisam de conhecimento e envolvimento emocional. Sugiro uma visita de mão dada com o seu filho, visitando a cidade como se ela fosse outra, com entusiasmo, empenho, curiosidade, avidez. Ser bairrista defendendo apenas o clube de futebol é muito pouco.

O que digo a um pai que viva no Porto, por exemplo, é o mesmo que direi a outro, de Lisboa, Faro, Bragança: durante o que resta das férias, visite meia dúzia de lugares da sua cidade, comentando, lembrando, fotografando, saboreando. Some estas experiências intensamente, ainda que num curto espaço de tempo: suba à Torre dos Clérigos, escute um concerto na Casa da Música, veja uma exposição no Museu de Serralves e os seus jardins, compre uns tremoços no Mercado do Bolhão, beba um sumo na Ribeira ou na Praia dos Ingleses, sente-se num dos bancos da Igreja de S. Francisco, admire os azulejos do Palácio da Bolsa, assista a um jogo ao vivo no Estádio do Dragão, participe numa sessão de poesia no Pinguim, presencie uma chegada de turistas à Estação de S. Bento, veja uma peça no Teatro de Marionetas, passeie no Jardim Botânico,…

 

Gémeo Luís [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Gémeo Luís, professor, designer, ilustrador e editor das singularíssimas Edições Eterogémeas.
Advertisements

Leave a comment

Filed under (...)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s