“Não fales com a boca cheia”, de José Eduardo González [no Carrossel com Miguel Gouveia]

 

“Contendo como posso a massa de comida alojada na minha boca, disponho-me a falar, mas a tia Berta antecipa-se: ‘Não fales com a boca cheia’.
Diligente, tento engolir o mais rapidamente possível, mas a tia, que não perde oportunidade para me instruir, volve, severa: ‘Não há que mastigar rápido, mas sim bem’.
Escondendo num lado da boca a comida ainda por engolir, tento falar-lhe, mas ela repara, e volta a repreender-me: ‘Não fales com a boca cheia.’
Já está. A boca finalmente vazia; agora nada me impede de lhe dirigir a palavra, mas a tia, a quem nunca faltam argumentos, aconselha: ‘Respira bem antes de falar, senão ficas cheio de gases’. Seguindo as suas instruções, fecho a boca e inspiro pelo nariz. ‘Agora podes falar’, diz-me a tia Berta, cujo vestido escuro se recorta contra o fundo luminoso da janela. Mas já é tarde, porque um leão que fugiu esta manhã do Zoológico, devora-a com satisfação, emitindo de quando em vez uns rugidos, sem se preocupar com as regras de comportamento à mesa, nem com os benefícios de uma respiração correta.”

 

José Eduardo González (Argentina)
in “San Juan. Antología de narradores y poetas”
Ediciones Desde La Gente, 2000

 

traduzido por Miguel Gouveia [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão já chegou, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Miguel Gouveia, editor da Bruaá.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Fotografia, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s