“Outras palavras”, de Caetano Veloso [no Carrossel com Joana Mendes]

 

“Outras palavras” é uma escolha egoísta. Isto porque era a minha escolha nas viagens de carro a caminho da praia ou das férias, de vidros abertos no banco de trás, com o vento a bater na cara, e na frente, os meus pais que viravam a cassete várias vezes. Cantava alto todas as letras, a achar que era crescido sabê-las, com o melhor sotaque que conseguia fazer, e pouco importava se não sabia o que era “grama” ou se, nem sempre, o significado era claro.

 

 

Este é o primeiro álbum do Caetano Veloso de que me lembro e é a ele que sempre regresso, mas foi também a partir deste que descobri tantos outros de que fui gostando ainda mais. Mais tarde, vim a perceber tudo o que o senhor da capa, de pose misteriosa e cabelo comprido aos caracóis, queria dizer, e compreendi que não há música para adultos que não seja também para crianças. Por isso, esta minha memória musical é a primeira que partilho no Carrossel, a pensar nos miúdos e também nos graúdos que tanto influenciam as suas escolhas.

 

Joana Mendes [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão está no auge da sua glória, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Joana Mendes, coordenadora editorial da Edicare.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Música

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s