Morteza Zahedi [no Carrossel com Joana Mendes]

 

Morteza Zahedi é um artista e ilustrador iraniano, nascido em 1978, que vive em Teerão, e que será mais conhecido em Portugal através das suas participações na Ilustrarte. “Criar um mundo novo e desconhecido” é o seu objetivo em cada trabalho, e neste Carrossel proponho que o observemos através das suas maravilhosas ilustrações.

 

 

Com um traço marcadamente infantil e explorando a bidimensionalidade da página, vamos encontrar imagens que não precisam sequer de palavras para que, à sua volta, criemos a nossa história.

 

 

Nos seus livros encontramos vários registos gráficos e soluções: a utilização muito vincada da linha, em “Goodnight Commander”, a exploração da horizontalidade da página criando sequências cinematográficas e personagens que pairam devido ao uso da mancha, em “Aunt Cockroach, where are you going to?”, ou uma linguagem mais abstrata, onde o uso de diferentes papéis – através da colagem – nos possibilita uma leitura em camadas, na obra “Two turtles, two human”.

 

 

Em mortezahedi.blogspot.com encontramos uma biografia escrita pelo próprio e muitas imagens dos seus trabalhos, incluindo pinturas e desenhos ou a série de caixas ilustradas.

 

Joana Mendes [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão está no auge da sua glória, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Joana Mendes, coordenadora editorial da Edicare.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Artes plásticas, Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s