Escola do Jardim do Monte [no Carrossel com Cristina Siopa]

 

Gostava de falar da escola do Jardim do Monte, a única escola Waldorf perto de Lisboa, inserida numa quinta onde as crianças podem brincar ao ar livre e ter outras atividades ligadas à natureza. A escola é uma construção nova, cheia de luz e muito espaço. As salas estão pintadas de cores quentes, com grandes janelas, e muitos objetos feitos pelas crianças. Os bebés podem entrar com um ano, seguem para o jardim de infância e continuam na escola até ao 4º ano.

 

 

Lá fora têm uma horta biológica, árvores de fruto, aromáticas, e flores selvagens. Também há a burra Alfina, cães, gatos, cabrinhas e uma ovelha. Quando as laranjas, ameixas, alperces ou maçãs estão maduras, as crianças ajudam a colher a fruta para se preparar compotas, mas também para comer às refeições ou durante o dia. As refeições são vegetarianas e confecionadas lá na escola com produtos biológicos. É costume organizarem festas onde pais e amigos são convidados, geralmente relacionadas com as mudanças de estação. Também há campos de férias no verão, ateliês para pais e formação pedagógica durante todo o ano.

Vejo que é uma escola muito diferente de outras que conheço, com professoras atentas e muito maternais, onde as crianças, aprendendo no contacto direto com os fenómenos da natureza, aprendem também a amar, a proteger a natureza e a ser felizes.

 
Cristina Siopa [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel. O verão está no auge da sua glória, e é no nosso carrossel, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, que queremos sentir a sua brisa quente. As nossas viagens serão feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes 12 meses. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, queremos que cada um desses nossos convidados passe um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabemos que vão transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Em junho, julho e agosto, sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio – época em que, mais do que nunca, as crianças querem estar com os velhos amigos, conhecer novos, brincar, trocar conhecimentos e experiências… e ver a vida a andar à roda… Para continuar a fazer rodar o nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de Cristina Siopa, singular e exigente distribuidora de jogos, brinquedos, bonecas e afins.
Advertisements

Leave a comment

Filed under (...)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s