Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 1]

 

Prefere o traço à cor e serve-se dele para criar as mais ternas, tímidas, sérias, revoltadas, sisudas e sonhadoras personagens. Têm rostos de cereja ou de morango, sobrevoam cidades pelo pé de uma folha verdejante, comem grandes baguetes recheadas de alface, trocam corações de papel e selam os lábios com um fecho éclair. O universo das imagens do ilustrador francês Serge Bloch é um mundo mágico de colagens entre a fotografia e o desenho, e um jogo de exploração de surpreendentes formas e sentidos. Lâmpadas em modo porquinho mealheiro ou narizes de ovo estrelado preenchem o imaginário deste desenhador que, na simplicidade do esquisso, alcança o sorriso (e o riso) de pequenos e adultos. Serge Bloch nasceu em 1956. Ilustra para publicidade e para imprensa – com frequência para o The New York Times, The Washington Post, Le Monde, Time,…  –, desenhou um conjunto de selos para os correios nacionais de França, e tem uma agência de comunicação, que já colaborou, p. ex., com a Hermès ou a Coca Cola. É mundialmente conhecido pelas bandas desenhadas infantis “Max et Lili” (que assina com Dominique de Saint-Mars e que conta com mais de 90 volumes publicados) e “SamSam”. “Eu espero”, com texto de Davide Cali, nutriu igualmente encantos um pouco por todo o mundo, e está publicado em Portugal pela Bruaá, que recentemente editou a ímpar coletânea de poesia “O tigre na rua”, maravilhosamente ilustrada por Bloch. Assinalando um luxuoso regresso desta nossa coluna depois de umas revigorantes férias de verão, Serge Bloch será o Ilustrador Convidado do Cria Cria nos meses de setembro e outubro.

 

Cria Cria: Como (e quando) é que surgiu o desenho na sua vida? E como (e quando) é que o desenho começou a “transformar-se” em ilustração? Por que é que desenha? Ainda sente a mesma motivação que tinha quando começou a ilustrar?

Serge Bloch: É difícil responder. Eu não tive uma “vocação”, como algumas pessoas que estão seguras de que se vão tornar aquilo que sonham ser, mas sempre gostei de desenhar. Digamos que me tornei ilustrador por acaso e porque sentia que ia gostar desta vida. E correu bem! Quase todos os dias desenho e penso no incrível que é poder viver a desenhar. Mais a sério, devo-o a muita gente: aqueles que me ensinaram as bases, aqueles que partilharam as lutas do princípio, aqueles que trabalharam comigo, autores, ilustradores, gráficos e fotógrafos… Aqueles que me ajudam a vender o meu trabalho, editores, agentes e todos aqueles de que me esqueço.

 

Cria Cria: Comment (et quand) est-ce que le dessin est apparu dans votre vie? Et comment (et quand) est-ce que le dessin a commencé à devenir illustration? Pourquoi dessinez-vous? Ressentez-vous encore la même joie que quand vous avez commencé à illustrer?

 

Serge Bloch: Difficile de répondre. Je n’ai pas eu de “vocation”, comme certains qui sont sûr de devenir ce qu’ils rêvent d’être, mais j’ai toujours aimé dessiner. Disons que je suis devenu illustrateur par hasard et parce que je sentais qu’on pouvait vivre cette vie. Et ça a marché! Presque tous les jours je dessine et je me dis que c’est incroyable de pouvoir vivre en dessinant. Plus sérieusement, je dois à un tas de gens: ceux qui m’ont enseigné bases, ceux qui ont partagé les galères du début, ceux qui ont travaillé avec moi, auteurs, illustrateurs, graphistes et photographes… Ceux qui m’aident à vendre mon travail, éditeurs, agents, et tous ceux que j’oublie.

 

 

Serge Bloch: Proponho-vos a capa do livro que fiz agora com a editora Bruaá, porque é de poesia, porque é um livro feito entre amigos e porque me sinto artisticamente em família.

Serge Bloch: Je vous propose la couverture du livre que je viens de faire avec les éditions Bruaá, parce que c’est de la poésie, que ce livre s’est fait entre amis et que je me sens artistiquement en famille.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s