Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 2]

 

Prefere o traço à cor e serve-se dele para criar as mais ternas, tímidas, sérias, revoltadas, sisudas e sonhadoras personagens. Têm rostos de cereja ou de morango, sobrevoam cidades pelo pé de uma folha verdejante, comem grandes baguetes recheadas de alface, trocam corações de papel e selam os lábios com um fecho éclair. O universo das imagens do ilustrador francês Serge Bloch é um mundo mágico de colagens entre a fotografia e o desenho, e um jogo de exploração de surpreendentes formas e sentidos. Lâmpadas em modo porquinho mealheiro ou narizes de ovo estrelado preenchem o imaginário deste desenhador que, na simplicidade do esquisso, alcança o sorriso (e o riso) de pequenos e adultos. Serge Bloch nasceu em 1956. Ilustra para publicidade e para imprensa – com frequência para o The New York Times, The Washington Post, Le Monde, Time,…  –, desenhou um conjunto de selos para os correios nacionais de França, e tem uma agência de comunicação, que já colaborou, p. ex., com a Hermès ou a Coca Cola. É mundialmente conhecido pelas bandas desenhadas infantis “Max et Lili” (que assina com Dominique de Saint-Mars e que conta com mais de 90 volumes publicados) e “SamSam”. “Eu espero”, com texto de Davide Cali, nutriu igualmente encantos um pouco por todo o mundo, e está publicado em Portugal pela Bruaá, que recentemente editou a ímpar coletânea de poesia “O tigre na rua”, maravilhosamente ilustrada por Bloch. Assinalando um luxuoso regresso desta nossa coluna depois de umas revigorantes férias de verão, Serge Bloch será o Ilustrador Convidado do Cria Cria nos meses de setembro e outubro.

 

Cria Cria: Acha que tem estilo? Ou acha que tem um estilo próprio? Acha que é “especial”?

Serge Bloch: Demorei algum tempo a encontrar o meu estilo, ou seja, a maneira de traduzir as minhas ideias. Encontrei-o, sobretudo, quando deixei de me pôr essa questão (“qual é o meu estilo?”) e me concentrei nas questões que me eram postas, nos temas para os artigos ou no texto para os livros a ilustrar… Tentei simplificar o meu desenho para que as ideias fossem evidentes. Então é um milagre, uma pequena ideia poder exprimir-se e tornar-se numa grande ideia (“less is more”, dizem os anglo-saxónicos). Gosto do desenho, mais ou menos humorístico, de artistas como Steinberg, Steig, Adams ou Blechman nos Estados Unidos, Bosc, Chaval, Sempé e Ungerer em França. Quentin Blake e Ronald Searle na Inglaterra… O trabalho deles marcou-me enormemente e considero-os como meus mestres.

 

Cria Cria: Pensez-vous que vous avez du style ? Et un style propre ? Considérez-vous que vous êtes “spécial”?

 

Serge Bloch: J’ai mis du temps à trouver mon style, c’est à dire la manière de traduire mes idées. Je l’ai surtout trouvé quand je ne me suis plus posé cette question: “quel est mon style ?”, et que je me suis concentré sur les questions que l’on me posait, sujet d’articles ou texte de livres à illustrer… J’ai essayé de simplifier mon dessin pour que les idées soient évidentes. Alors c’est miraculeux, une petite idée peut s’exprimer et devenir une grande idée (“less is more”, disent les anglo-saxons). J’aime le dessin, plus ou moins humoristique, des artistes comme Steinberg, Steig, Adams ou Blechman aux États-Unis, Bosc, Chaval, Sempé et Ungerer en France. Quentin Blake et Ronald Searle en Angleterre… Leur travail m’a énormément marqué et je les considère comme mes maîtres.

 

 

Serge Bloch: Às vezes os objetos são muito expressivos! Foi uma surpresa, uma revelação quando o fiz. Este cão acompanha-me há anos, nunca mais nos largámos.

Serge Bloch: Parfois les objets sont très expressif ! Ça a été une surprise, une révélation quand je l’ai fait. Ce chien m’accompagne depuis des années, on ne se quitte plus.
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