Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 3]

 

Prefere o traço à cor e serve-se dele para criar as mais ternas, tímidas, sérias, revoltadas, sisudas e sonhadoras personagens. Têm rostos de cereja ou de morango, sobrevoam cidades pelo pé de uma folha verdejante, comem grandes baguetes recheadas de alface, trocam corações de papel e selam os lábios com um fecho éclair. O universo das imagens do ilustrador francês Serge Bloch é um mundo mágico de colagens entre a fotografia e o desenho, e um jogo de exploração de surpreendentes formas e sentidos. Lâmpadas em modo porquinho mealheiro ou narizes de ovo estrelado preenchem o imaginário deste desenhador que, na simplicidade do esquisso, alcança o sorriso (e o riso) de pequenos e adultos. Serge Bloch nasceu em 1956. Ilustra para publicidade e para imprensa – com frequência para o The New York Times, The Washington Post, Le Monde, Time,… –, desenhou um conjunto de selos para os correios nacionais de França, e tem uma agência de comunicação, que já colaborou, p. ex., com a Hermès ou a Coca Cola. É mundialmente conhecido pelas bandas desenhadas infantis “Max et Lili” (que assina com Dominique de Saint-Mars e que conta com mais de 90 volumes publicados) e “SamSam”. “Eu espero”, com texto de Davide Cali, nutriu igualmente encantos um pouco por todo o mundo, e está publicado em Portugal pela Bruaá, que recentemente editou a ímpar coletânea de poesia “O tigre na rua”, maravilhosamente ilustrada por Bloch. Assinalando um luxuoso regresso desta nossa coluna depois de umas revigorantes férias de verão, Serge Bloch será o Ilustrador Convidado do Cria Cria nos meses de setembro e outubro.

 

Cria Cria: Tem segredos ou técnicas especiais no seu método de trabalho que nos possam ajudar a desenhar melhor? Como é que trabalha a imaginação?

Serge Bloch: Não tenho segredos… Mas, para não me cansar, mudo de ferramentas bastantes vezes: pena, pincel de bambu, lápis,… colagens, fotos, desenho. Também tenho a sorte de trabalhar em áreas diferentes: imprensa, edição, comunicação, para crianças ou adultos, em países também diferentes. Não há tempo para ficar aborrecido. Relativamente às ideias, à imaginação, penso que é como a bicicleta, quanto mais fazemos, menos difícil é. É uma questão de treino. Reflito sempre com um lápis na mão, o meu cérebro e a minha mão trabalham em conjunto, às vezes a mão desenha a ideia antes de eu a ter na cabeça… E, depois, é muitas vezes quando não procuramos que encontramos…

 

Cria Cria: Avez-vous des secrets ou des techniques spéciales de travail que peuvent nous aider à mieux dessiner ? Comment travaillez-vous votre imagination ?

 

Serge Bloch: Pas de secrets… Mais pour ne pas me lasser, je change d’outils assez souvent: plume, bambou, crayon… collages, photos, dessin. J’ai aussi la chance de travailler dans des domaines différents: presse, édition, communication, pour les enfants ou les adultes, dans des pays aussi différents. Pas le temps de s’embêter. Pour ce qui est des idées, de l’imagination, je pense que c’est comme le vélo, plus on en fait moins c’est difficile. C’est une histoire d’entraînement. Je réfléchis toujours avec un crayon à la main, mon cerveau et ma main travaillent ensemble, des fois la main dessine l’idée avant que je ne l’ai en tête… Et puis c’est souvent quand on ne cherche pas qu’on trouve…

 

 

Serge Bloch: Gosto muito deste livro, publicado primeiro nos Estados Unidos e depois em França. É um texto leve e engraçado, um livro bastante clássico, e para sublinhar o lado clássico utilizei três cores, vermelho, verde e preto, como antigamente, quando a quadricromia ainda era cara. Isso dá um aspeto vintage.

Serge Bloch: J’aime bien ce livre, d’abord édité aux USA, puis en France. C’est un texte léger et drôle, un livre assez classique et pour souligner le côté classique j’ai utilisé trois couleurs, rouge, vert et noir, comme autrefois, quand la quadrichromie était encore chère. Ça donne un aspect vintage.
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