André Letria e a Pato Lógico

 

Cria livros que talvez nem sejam bem livros, mas “em todos há [sem dúvida] surpresas e [tanto, imenso] espaço para sonhar”. Ilustrador infantil assumido e premiado, com historial de mais de uma década, repartindo-se por trabalhos na imprensa, arriscando-se nos caminhos da cenografia e da animação (com “Pimpão, o acelera” e “Foxy e Meg”), André Letria parece ter levantado âncora, desfraldado velas, e navega agora, com a sua jovem editora independente, a Pato Lógico, rumo aos novos formatos do livro. Júri do Ragazzi Digital Award na Feira do Livro Infantil de Bolonha deste ano, a visão criativa do autor evidenciou-se igualmente na presença na Ilustrarte ou no sinestésico livro (agora lançado, e com texto de Ricardo Henriques) e exposição “Mar” (programada por ocasião dos 20 anos do Museu do Mar – Rei D. Carlos, Cascais, e que ainda pode ser visitada até ao próximo dia 18 de novembro). Para educadores e professores, esta é uma obra que se irá tornar obrigatória em qualquer sala de aula; em casa, é uma promessa de muitas horas de curiosas descobertas e partilhas.

 

 

Mas o grande destaque da atividade dos primeiros dois anos da editora caberá sobretudo aos singulares títulos da coleção Snap Stories: “Destino” e “Incómodo”, dois maravilhosamente perturbantes desdobráveis sem texto e sem idade. Para os sempre reticentes e para os adeptos das tecnologias, “Incómodo” – desenvolvido pela Pato Lógico, em conjunto com a Biodroid, para iPad – pode ser manipulado, com a mosca a voar no ecrã seguindo os rumos que os nossos dedos lhe traçarem.

 

 

Muito divertidos, extraordinariamente didáticos e desafiadores são igualmente os dois livros-jogo “Estrambólicos” e “De caras”, também disponíveis em formato digital: nada menos do que 4096 possibilidades de combinação de imagem e texto (da autoria de José Jorge Letria), ao longo das 16 páginas de criaturas bizarras ou expressivos rostos masculinos, que se oferecem ao leitor-jogador.

 

 

De novo em parceria com o pai, sugerimos igualmente duas outras produções com registos totalmente diferentes: o afetuosamente nostálgico e futebolístico “Domingo vamos à Luz” (para fãs e não só…) e o mais filosófico “Se eu fosse um livro”. A fórmula mágica, já tão banalizada, “se eu fosse…” retoma o seu poder poético e funciona neste último como mote para mais uma declaração de amor ao livro e à leitura: “Se eu fosse um livro, / havia de querer ser, antes de mais nada, / sempre lido e livre.”

 

 

Ainda que a prolífica, variegada e imparável produção de André Letria possa por vezes implicar alguma repetição, não há dúvida que a força do seu traço e texturas puídas parece conjugar-se, de modo particularmente generoso, com a inteligência, simplicidade e paixão que coloca em cada novo projeto. Que a Pato Lógico seja sempre lida e livre.

 

 

livro “Domingo vamos à Luz”, de José Jorge Letria [texto] e André Letria [ilustrações]
Pato Lógico, 2010
[a partir dos 5 anos]

livro “De caras”, de José Jorge Letria [texto] e André Letria [ilustrações]
Pato Lógico, 2011
[a partir dos 2 anos]

livro “Estrambólicos”, de José Jorge Letria [texto] e André Letria [ilustrações]
Pato Lógico, 2011
[a partir dos 2 anos]

livro “Incómodo”, de André Letria
Pato Lógico, 2011
[a partir dos 18 meses]

livro “Destino”, de André Letria
Pato Lógico, 2011
[a partir dos 18 meses]

livro “Se eu fosse um livro”, de José Jorge Letria [texto] e André Letria [ilustrações]
Pato Lógico, 2011
[a partir dos 6 anos]

livro “Mar”, de Ricardo Henriques [texto] e André Letria [ilustrações]
Pato Lógico, 2012
[a partir dos 5 anos]

até 18 novembro
exposição “Mar”, de André Letria
Museu do Mar – Rei D. Carlos, Cascais
[a partir dos 12 meses]

 

 

Paula Pina

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s