“Tse-tse” [no Carrossel com André Letria]

 

Há alguns livros que, de facto, podem mudar-nos a vida. No caso da minha vida como ilustrador, a descoberta, há cerca de 12 anos, deste “Tse-tse” na antiga Livraria Francesa da Avenida Luís Bívar revelou-me novas formas de pensar o livro ilustrado. Não tem história, é feito por um conjunto de quatro ilustradores, e imaginado como um jogo em que se propõe ao leitor o desafio de percorrer as páginas, do princípio ao fim, sem adormecer. E o que está lá dentro? Uma série de imagens de personagens a bocejar. Ou seja, trata-se de um livro-jogo-armadilha. O desafio perfeito para uma criança teimosa que insiste em não fechar os olhos e que acabará sempre por se deixar levar pelo contágio inevitável do bocejo.

“Tse-tse” faz parte do catálogo da editora Editions du Rouergue, que revolucionou a produção de livros para crianças desde o momento em que pôde contar com a direção artística de Olivier Douzou. Designer, arquiteto e também ilustrador, Douzou rodeou-se de nomes como Frédérique Bertrand, vencedora da primeira edição da Ilustrarte, Lynda Corazza ou Jochen Gerner, neste livro e noutros que foi produzindo ao longo do período em que comandou os destinos de um catálogo que deixa saudades.

 

André Letria [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel, no qual passámos, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, um delicioso verão. Agora que ele acabou de nos abandonar, é ainda no nosso carrossel que nos queremos despedir das suas gloriosas memórias. As nossas viagens foram feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes nossos 15 meses de vida. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, pedimos a cada um desses nossos convidados que passasse um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabíamos que iriam transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindamos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebramos o solarengo estio. Para fechar com chave de ouro esta temporada do nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de André Letria, ilustrador e editor da Pato Lógico.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s