“Pedro e o lobo”, de Suzie Templeton [no Carrossel com André Letria]

 

Esta maravilhosa curta metragem animada que adapta o clássico de Prokofiev resulta de uma produção multinacional e foi realizada por Suzie Templeton em 2006. Tornou-se mundialmente famosa graças ao Oscar que ganhou em 2008, na categoria de Best Animated Short Film, e conta com mais uma série de prémios importantes no palmarés.

Trata-se de uma animação em stop motion com marionetas, que transpõe a história do musical, escrito em 1936 pelo compositor russo, para os nossos dias. As personagens centrais mantêm-se – Pedro, o avô, o pato, o pássaro, o gato, os caçadores e o lobo, claro! –, mas com algumas adaptações à atualidade. Pedro é um rapaz triste e solitário, e é vítima de bullying na cidade; o pássaro é um corvo aleijado que voa com a ajuda de um balão, e os caçadores são figuras desprezíveis. O final também sofre uma reviravolta em relação ao original. O pato acaba sempre na barriga do lobo, embora vá grasnando até ao fim, dentro do estômago da fera.

A estreia mundial aconteceu no Royal Albert Hall, em 2006, e foi acompanhada ao vivo pela Phillarmonia Orchestra. Em Portugal, o filme foi distribuído pelo jornal Público há alguns anos, e hoje pode ser visto através deste link.

 

André Letria [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel, no qual passámos, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, um delicioso verão. Agora que ele acabou de nos abandonar, é ainda no nosso carrossel que nos queremos despedir das suas gloriosas memórias. As nossas viagens foram feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes nossos 15 meses de vida. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, pedimos a cada um desses nossos convidados que passasse um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabíamos que iriam transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindámos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebrámos o solarengo estio. Para fechar com chave de ouro esta temporada do nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de André Letria, ilustrador e editor da Pato Lógico.
Advertisements

2 Comments

Filed under Cinema, Música

2 responses to ““Pedro e o lobo”, de Suzie Templeton [no Carrossel com André Letria]

  1. Rita Cavaco

    Há já alguns anos que este filme faz parte da nossa colecção. Tem sido muito interessante acompanhar as diferentes reacções à medida que o tempo vai passando. Falta agora fazer o teste ao elemento mais novo, apesar de rapaz, não mais corajoso.

    • Op.

      Rita,

      obrigada pelo comentário. É um filme muito sugestivo, aberto a leituras muito distintas, realmente… Boa sorte para o teste com o seu “mais novo”… : )

      Até breve,

      Op.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s