“2013 Children’s writer’s and illustrator’s market” [no Carrossel com André Letria]

 

À partida, a sugestão que agora vos faço pode parecer um pouco deslocada do espírito deste site, que navega, e bem, nas águas da divulgação das artes que produzem conteúdos infantojuvenis. Afinal, este calhamaço de mais de 400 páginas dedica-se principalmente a coisas mais prosaicas, como a divulgação de contactos ou sugestões de comunicação e marketing no âmbito do meio empresarial da edição. Mas para termos bons profissionais, com condições favoráveis à manutenção de um modo de vida estável dedicado à criação artística, é fundamental que o meio em que estão inseridos funcione com regras claras, crie oportunidades justas para todos, abrindo portas aos que têm mérito.

Trata-se de uma publicação anual em formato de diretório, com centenas de contactos de editoras americanas, canadianas e uma ou outra internacional, revistas, agentes e prémios. Muito à maneira dos Estados Unidos, cada editora expõe claramente a área em que trabalha e a forma como quer receber propostas de textos e de ilustrações, e até podemos encontrar minutas de cartas a endereçar a agentes. Como se isto não bastasse, há também entrevistas e uma secção de artigos muito úteis, mesmo para quem não escreve ou ilustra.

 

André Letria [convidado do Carrossel Cria Cria*]

 

*O Cria Cria completou no início de junho um ano de vida. Como presente, pedimos um carrossel, no qual passámos, na companhia daqueles que ao longo deste ano nos ajudaram a crescer e a dar os primeiros passos, um delicioso verão. Agora que ele acabou de nos abandonar, é ainda no nosso carrossel que nos queremos despedir das suas gloriosas memórias. As nossas viagens foram feitas com outras crianças sem idade, como nós: escritores, editores ou distribuidores cujos trabalhos na área cultural e pedagógica para o público infantojuvenil nos motivaram e inspiraram ao longo destes nossos 15 meses de vida. Fieis ao lema de um antigo carrossel que garantia sempre “mais uma volta, mais uma emoção”, pedimos a cada um desses nossos convidados que passasse um longo fim de semana connosco, partilhando a cada nova volta do carrossel uma nova emoção: propostas de paixões pessoais mais ou menos recentes neste campo (e não só…), ideias que nos tenham escapado e que sabíamos que iriam transformar o Carrossel Cria Cria numa aventura mais feliz e bonita. Sempre à sexta feira, ao sábado e ao domingo, aqui brindámos à entrada no nosso segundo ano e aqui celebrámos o solarengo estio. Para fechar com chave de ouro esta temporada do nosso Carrossel, temos neste fim de semana a companhia de André Letria, ilustrador e editor da Pato Lógico.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s