Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 5]

 

Prefere o traço à cor e serve-se dele para criar as mais ternas, tímidas, sérias, revoltadas, sisudas e sonhadoras personagens. Têm rostos de cereja ou de morango, sobrevoam cidades pelo pé de uma folha verdejante, comem grandes baguetes recheadas de alface, trocam corações de papel e selam os lábios com um fecho éclair. O universo das imagens do ilustrador francês Serge Bloch é um mundo mágico de colagens entre a fotografia e o desenho, e um jogo de exploração de surpreendentes formas e sentidos. Lâmpadas em modo porquinho mealheiro ou narizes de ovo estrelado preenchem o imaginário deste desenhador que, na simplicidade do esquisso, alcança o sorriso (e o riso) de pequenos e adultos. Serge Bloch nasceu em 1956. Ilustra para publicidade e para imprensa, e tem uma agência de comunicação. “Eu espero”, com texto de Davide Cali, nutriu encantos um pouco por todo o mundo, e está publicado em Portugal pela Bruaá, que recentemente editou a ímpar coletânea de poesia “O tigre na rua”, maravilhosamente ilustrada por Bloch. Assinalando uma luxuosa entrada no outono, Serge Bloch é o Ilustrador Convidado do Cria Cria nos meses de setembro e outubro.

 

Cria Cria: É ilustrador a tempo inteiro, 24 horas por dia? Desenha mentalmente tudo o que vê, estando acordado ou a dormir? E toma notas ou faz esquissos sobre essas visões? O que é que tem de ter sempre consigo para o poder fazer?

Serge Bloch: Não sou ilustrador, prefiro dizer desenhador. É uma visão mais larga, porque também faço desenhos para exposições em galerias e desenho de imprensa. Vivo com o desenho há 35 anos, adormeço muitas vezes a pensar nele e também acordo com ideias de desenhos na cabeça. Mas também adoro esquecer o trabalho. É importante para recarregar energias. Só tomo notas quando trabalho, e isso pode ser no ateliê, em casa, no avião, porque posso trabalhar em todo o lado.

 

Cria Cria: Êtes-vous illustrateur à plein temps, 24h/24h ? Dessinez-vous, mentalement, tout ce que vous voyez, que vous soyez éveillé ou endormi ? Prenez-vous des notes ou faites-vous des croquis à partir de ces visions ? Qu’est que vous avez besoin d’avoir toujours sur vous pour pouvoir faire cela ?

 

Serge Bloch: Je ne suis pas illustrateur, je préfère dire dessinateur. C’est une vision plus large puisque je fais aussi des dessins pour des expositions dans les galeries et du dessin de presse. Je vis avec le dessin depuis 35 ans, je m’endors souvent en y pensant et je me réveille aussi avec des idées de dessins en tête. Mais j’adore aussi oublier le travail. C’est important pour se ressourcer. Je ne prends des notes que quand je travaille, ça peut être à l’atelier, à la maison, en avion puisque je peux travailler partout.

 

 

Serge Bloch: Fiz uma série de imagens fotográficas para um editor italiano que queria que eu fizesse um projeto “original e experimental”, mas, quando viu o resultado, fugiu… Acho que um dia vou recuperar esta ideia com um editor mais “original e experimental”.

 

Serge Bloch : J’ai fait une série d’images photographiques pour un éditeur italien qui voulait que je fasse un projet “original et expérimental”, mais quand il a vu le résultat il a fui… Je pense que je reprendrai cette idée un jour avec un éditeur plus “original et expérimental”.
Advertisements

2 Comments

Filed under Ilustração

2 responses to “Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 5]

  1. Rita Cavaco

    Este sr. italiano só tinha a ganhar. Assim só atrasou o que será, certamente, mais um bom resultado do trabalho e mestria de Bloch.

    • Op.

      Rita,

      obrigada pelo seu comentário. Concordamos plenamente… Provavelmente o referido senhor tinha uma melancia no lugar da cabeça… e pode ter ficado ofendido com a semelhança… ; )

      Até breve,

      Op.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s