Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 6]

 

Prefere o traço à cor e serve-se dele para criar as mais ternas, tímidas, sérias, revoltadas, sisudas e sonhadoras personagens. O universo das imagens do ilustrador francês Serge Bloch é um mundo mágico de colagens entre a fotografia e o desenho, e um jogo de exploração de surpreendentes formas e sentidos. Lâmpadas em modo porquinho mealheiro ou narizes de ovo estrelado preenchem o imaginário deste desenhador que, na simplicidade do esquisso, alcança o sorriso (e o riso) de pequenos e adultos. Serge Bloch nasceu em 1956. Ilustra para publicidade e para imprensa, e tem uma agência de comunicação. “Eu espero”, com texto de Davide Cali, nutriu encantos um pouco por todo o mundo, e está publicado em Portugal pela Bruaá, que recentemente editou a ímpar coletânea de poesia “O tigre na rua”, maravilhosamente ilustrada por Bloch. Assinalando uma luxuosa entrada no outono, Serge Bloch é o Ilustrador Convidado do Cria Cria nos meses de setembro e outubro.

 

Cria Cria: Qual foi a coisa mais interessante que aprendeu com a ilustração até hoje? Com quem? Quem é o seu ilustrador favorito? Por que razão? Quem é que imita mais? Fica irritado com isso?

Serge Bloch: Qual foi a coisa mais interessante que aprendi com a ilustração até hoje? É que nunca acabamos de aprender, de tentar e de recomeçar. É procurar e continuar a procurar, nunca “chegamos” no sentido de que já está, de que conseguimos. É um longo caminho. Com quem? Consigo mesmo, sobretudo. Com os leitores, essas pessoas que gostam do que fazemos. De tempos a tempos, recebemos uma pequena mensagem de encorajamento. É bom. Quem é que “imito” mais? Sobretudo, a mim. Isso quer dizer que me repito muitas vezes. E isso é por preguiça ou porque é verdadeiramente difícil renovarmo-nos? Os dois, seguramente. E tive muitos mestres, grandes desenhadores que me inspiraram, influenciaram… Steinberg, Steig, Bosc, Chaval,… Fico irritado com isso? Já não muito, mas quando era mais novo isso podia ser difícil. Hoje, “copiam-me” de vez em quando. No princípio, preocupou-me; agora já não. Digo a mim mesmo que é a minha vez…

 

Cria Cria: Quelle était la chose la plus intéressante que vous avez apprise avec l’illustration jusqu’à aujourd’hui ? Avec qui ? Qui est votre illustrateur préféré ? Pourquoi ? Qui est-ce que vous “imitez” le plus? Est-ce que cela vous agace ?

 

Serge Bloch: Quelle était la chose la plus intéressante que vous avez apprise avec l’illustration jusqu’à aujourd’hui ? C’est que l’on a jamais fini d’apprendre, d’essayer et de recommencer. Chercher et chercher encore, on est jamais “arrivé” au sens où c’est bon, on a réussi. C’est un long chemin. Avec qui ? Avec soi-même surtout. Avec les lecteurs, ces gens qui aiment ce qu’on fait. De temps en temps, on reçoit un petit message encourageant. C’est bon. Qui est-ce que vous “imitez” le plus ? D’abord moi. C’est à dire que je me répète souvent. Est-ce-que c’est par paresse ou parce que c’est vraiment difficile de se renouveler ? Les deux sûrement. Et j’ai eu de nombreux “maîtres”, des grands dessinateurs qui m’ont inspiré, influencé… Steinberg, Steig, Bosc, Chaval,… Est-ce que cela vous agace ? Plus vraiment, mais quand j’étais plus jeune ça a pu être difficile. Aujourd’hui, on me “copie” parfois. Je m’ennsuit d’abord inquiété, mais plus maintenant. Je me dis que c’est à mon tour…

 

 

Serge Bloch: Um cartaz para o metro de Londres. Um trabalho muito minimal de que não gostei muito na altura, mas com o qual estou contente hoje em dia.

Serge Bloch: Une affiche pour le métro de Londres. Un travail très minimal que je n’avais pas trop aimé sur le moment mais dont je suis content aujourd’hui.
Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s