Serge Bloch [ilustrador convidado, semana 7]

 

Prefere o traço à cor e serve-se dele para criar as mais ternas, tímidas, sérias, revoltadas, sisudas e sonhadoras personagens. O universo das imagens do ilustrador francês Serge Bloch é um mundo mágico de colagens entre a fotografia e o desenho, e um jogo de exploração de surpreendentes formas e sentidos. Lâmpadas em modo porquinho mealheiro ou narizes de ovo estrelado preenchem o imaginário deste desenhador que, na simplicidade do esquisso, alcança o sorriso (e o riso) de pequenos e adultos. Serge Bloch nasceu em 1956. Ilustra para publicidade e para imprensa, e tem uma agência de comunicação. “Eu espero”, com texto de Davide Cali, nutriu encantos um pouco por todo o mundo, e está publicado em Portugal pela Bruaá, que recentemente editou a ímpar coletânea de poesia “O tigre na rua”, maravilhosamente ilustrada por Bloch. Assinalando uma luxuosa entrada no outono, Serge Bloch é o Ilustrador Convidado do Cria Cria nos meses de setembro e outubro.

 

Cria Cria: Considera ser mais difícil desenhar para crianças ou para adultos? Ou desenha sobretudo para si próprio? Que conselho daria a uma criança que se lhe dirigisse exprimindo o desejo de se tornar ilustradora?

Serge Bloch: Para mim, é a mesma coisa, o mesmo processo, é preciso encontrar uma ideia a partilhar com o leitor, pequeno ou grande. Tento aplicar a mesma leveza, a mesma liberdade, a mesma inteligência. E é isso que é difícil… As crianças compreendem tão rapidamente quanto os adultos. Têm, evidentemente, ocupações e preocupações particulares, mas os “crescidos” também. Como o meu objetivo é divertir o leitor, procuro tocá-lo, falar-lhe, fazê-lo sorrir, por vezes refletir. As crianças muitas vezes sabem ouvir e sorrir melhor do que os adultos.

 

Cria Cria: Pour vous, c’est plus difficile de dessiner pour les enfants ou pour les adultes ? Ou dessinez-vous surtout pour vous-même ? Quels conseils donneriez-vous à un enfant qui s’adresserait à vous en exprimant le désir de devenir illustrateur ?

 

Serge Bloch: Pour moi, c’est la même chose, le même procès, il faut trouver une idée à partager avec le lecteur, petit ou grand. J’essaie d’y mettre la même légèreté, la même liberté, la même intelligence. Et c’est ça qui est difficile… Les enfants comprennent aussi rapidement que les adultes. Ils ont, bien sûr, des occupations et des préoccupations particulières, mais les “grands” aussi. Comme mon but est d’amuser le lecteur, je cherche à l’atteindre, lui parler, le faire sourire, parfois réfléchir. Les enfants savent souvent mieux écouter et sourire que les adultes.

 

 

Serge Bloch: Acabei de fazer este cartaz para o Salon du Livre Jeunesse d’Angoulême. Adoro fazer cartazes. É preciso causar impacto. Desenhei um coelho rosa, queria gozar um pouco, de modo gentil, com uma determinada editora para  jovens que pode editar a 250.ª versão de “O Capuchinho Vermelho”, ou histórias de coelhos nem sequer idiotas. É bastante ridículo, e eu queria troçar deste mundo que frequentei muito e que adora os bichinhos. Quis fazer aqui uma versão bastante agressiva, forte, porque gosto dos cartazes “soco”, aqueles em que reparamos depressa quando vamos na rua. Este já fez sorrir a responsável de comunicação da feira. Espero que agrade às pessoas quando estiver na rua.

Serge Bloch: Je viens de finir cette affiche pour le Salon du Livre Jeunesse d’Angoulême. J’adore faire des affiches. Il faut chercher l’impact. J’ai dessiné un lapin rose, je voulais un peu me moquer gentiment d’une certaine édition de jeunes qui peut éditer la 250ème version du “Petit Chaperon Rouge” oueds histoires de lapins même pas crétins. C’est assez ridicule et je voulais un peu me moquer de ce monde que j’ai beaucoup fréquenté et qui adore les petites bêtes. J’ai voulu en faire une version assez agressive, forte parce que j’aime les affiches “coup de poing”, celles qu’on remarque vite dans la rue. Ça a fait sourire déjà la responsable de la communication du salon. J’espère que ça fera plaisir aux gens quand elle sera dans la rue.
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