“Olá, sou o Blop!”, de Hervé Tullet

capa herve tullet ola sou o blop

 

A Edicare continua a presentear os leitores portugueses com a publicação da obra do genial Hervé Tullet, e desta vez, garantidamente, depois de conhecermos o Blop e o seu “mundo” maravilhoso, nunca mais voltaremos a olhar “o nosso mundo” da mesma maneira. Enquanto aguardamos os próximos volumes, apetece anunciar, com megafone (um pouco como faz o próprio Hervé Tullet enquanto dirige workshops com centenas de crianças que pintam gigantescos murais): “Bem vindos ao mundo dos Blops! Conheçam o mundo com os Blops! Conheçam a arte com os Blops! Contem com os Blops! Pintem com os Blops! Façam um safari com os Blops! Blopem com os vossos amigos! Façam “pop” com o Blop! Descubram outros Blops! Toca a blopar!”

 

herve tullet blop 1

 

“Olá, sou o Blop!” (originalmente datado de 2005) começa com uma simples forma traçada a negro, um misto de flor e borboleta, entre o borrão e a forma humana, que se apresenta – eis o tema –  e que se estende e se expande em variações de traços, cores, texturas, convertendo-se então a obra num fascinante exercício de estilo e num espetacular desfile de ideias e surpresas a explorar: começando no próprio formato bizarro do livro (um polígono irregular), técnicas e materiais (um espelho, acetatos coloridos, formas pop-out para destacar, p. ex.), este é um livro-oficina, um livro-laboratório, um livro em devir. Veja-se como as interrogações nas últimas páginas do livro nos posicionam afinal, bem vistas as coisas, no princípio de tudo.

 

herve tullet blop 2

 

Há um Blop com varicela, um Blop invisível, dois Blops que se abraçam, um Blop riscado a esferográfica, um Blop partido, há Blops animais e há famílias Blop, Blops sós ou acompanhados, para contar ou para pintar, na cidade, no campo e no mar, na sala, no recreio ou no museu. Fremente, pulsante de propostas-jogo para pais, educadores, professores, crianças, bebés, este emblemático “Olá, sou o Blop!” vem em quatro opções de cor. Mas vem igualmente mostrar-nos que temos em nós a capacidade de escolha e o dom da metamorfose. Consola-nos ao recordar que “o que é” é igualmente o que “pode ser”.

 

herve tullet blop 3

 

Conhecido nos Estados Unidos como “The prince of pre-school books”, eis um autor que surpreende tanto quanto se surpreende, que diverte tanto quanto se diverte. Revolucionário e clássico, camaleónico e indispensável, Tullet cria livros que levam muito mais além o conceito de leitura, que ensinam a pensar criativamente, autonomamente e coletivamente, sempre com inteligência e humor – inventam-se e descobrem-se, atualizam-se, convidam e exploram, desconstroem-se e jogam universos, histórias. São obras que exigem a presença ativa do leitor, que dele necessitam para “ser” – obras em estado mágico de inesgotável incompletude, verdadeiras chaves que destrancam a criatividade…

Por vezes, o nosso mundo é tão preto e branco, que se torna difícil ver os Blops. Mas eles estão lá…

 

 

Para Tullet, a melhor ideia é sempre aquela mais simples, aquela que permite que todos, crianças e adultos, brinquem juntos. Inspirado por Calder e Miró, enfeitiçado pelo livro que mudou tudo – “Pequeno Azul e Pequeno Amarelo” de Leo Lionni, Hervé Tullet é caleidoscopicamente sensorial, musical, na sua busca de novo vocabulário gráfico. Na verdade, acredita que pode mudar o mundo, espalhando e oferecendo as suas ideias, porque quanto mais dá, mais recebe. A sua ideia de elegância? Nunca se esquecer de dizer “obrigado”. “Obrigada”, Hervé!

 

Paula Pina

 

livro “Olá, sou o Blop!”, de Hervé Tullet
Edicare, 2013
[a partir dos 2 anos]

Advertisements

2 Comments

Filed under Ilustração, Literatura

2 responses to ““Olá, sou o Blop!”, de Hervé Tullet

  1. Sara

    Mais uma excelente crítica da não menos excelente Paula Pina :)

  2. Vanda Rodrigues

    Esta semana vou apresentar esta história :)

    Besitos,
    Vanda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s