Yoga para crianças [no Carrossel com Carla Maia de Almeida]

yoga para criancas

 

Acho que se pode dizer que as crianças têm uma aptidão natural para o yoga. Desde logo, porque o yoga é movimento e expansão, e as crianças precisam disso, não obstante o esforço dos adultos para as manterem quietas e caladas. Com aulas guiadas por narrativas simples e sempre vinculadas à natureza, as crianças adoram fazer ásanas (posições) imitando animais, letras e outros elementos de alto valor simbólico. Aprendem a respirar plenamente, desenvolvem a concentração, eliminam tensões naturais, treinam o sentido estético, compreendem valores éticos universais e adquirem ferramentas para o que deveria ser a primeira disciplina ensinada nas escolas e não só: o conhecimento de si mesmo. Em duas palavras: criam saúde e sabedoria. Há muitas correntes de yoga, quase todas demasiado ocidentalizadas e cheias de modernices que nada têm a ver com o espírito ancestral do yoga. Para quem quiser experimentar uma aula tradicional e completa, recomendo a Confederação Portuguesa do Yoga, onde a especialização de yoga para crianças é levada muito a sério.

P.S.: O yoga não é um desporto nem uma religião; é uma via filosófica e, sobretudo, uma prática continuada a partir da qual se processa a evolução da consciência do ser humano, no que concerne à sua dimensão espiritual, mental, emocional e biofísica.

 

Carla Maia de Almeida [convidada do Carrossel Cria Cria*]

 

*O sucesso que o nosso Carrossel conheceu no verão do ano passado foi uma imensa motivação para retomar a sua atividade ao longo do período estival que agora começa. Todas as sextas, sábados e domingos dos meses de junho a setembro, o Carrossel Cria Cria convida algumas das pessoas do meio cultural infantojuvenil cujo trabalho mais admiramos, para três demoradas voltas por ideias (edições, espetáculos, autores, empresas, projetos ou o que quiserem connosco partilhar…) que considerem ser merecedoras de particular atenção e carinho. Ilustradores, escritores, editores, distribuidores, divulgadores e dores e tores afins, nossos estimados ídolos, nossos valiosos parceiros profissionais e/ou nossos empenhados amigos, assumem – cada um por um fim de semana – a responsabilidade de traçar mais umas quantas linhas do percurso ideológico do site e de todos que nos dão a alegria e a honra das suas regulares visitas. Para continuar a fazer o nosso Carrossel (e a nossa cabeça) andar à roda, temos neste fim de semana a companhia de Carla Maia de Almeida, autora do blog O Jardim Assombrado, crítica da revista Ler e escritora.
Advertisements

1 Comment

Filed under (...)

One response to “Yoga para crianças [no Carrossel com Carla Maia de Almeida]

  1. Micaela

    Que boa formação! aliando energia, exercício físico, alegria, tranquilidade, imaginação e consciência de si mesmo. Sinceramente, acho que é um privilégio ter aulas com a Carla. É uma pessoa excepcional, que gosta e entende as crianças excepcionalmente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s