“O mundo num segundo”, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho e “O que há”, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

capa o mundo num segundo

 

Duas propostas fabulosas da Planeta Tangerina, dois livros que nos convidam – com a inteligência surpreendente a que a editora de Carcavelos já nos habituou – a olhar o tempo: “O mundo num segundo”, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, já premiado em 2008 e agora sabiamente reeditado num formato maior, que permite ao leitor, tenha ele a idade que tiver, mergulhar nas maravilhosas imagens plenas de pormenores e encetar uma viagem pelo tempo que para, estático, congelado, em instantâneo que se deixa observar com tudo aquilo que pode preencher um segundo em diferentes partes do mundo, com distintas personagens, vidas e objetos. Servindo-se de perspetivas e ângulos inesperados, “O mundo num segundo” é um guia e é um convite à observação e à ação, rompendo convenções diegéticas, provando que o extraordinário pode ocultar-se no banal, que podemos viajar mesmo estando parados, e que tudo é, afinal, miraculosamente relativo.

 

capa o que ha

 

A saga das arrumações torna visíveis as coisas e as suas histórias perdidas. Em “O que há”, a dupla Madalena Matoso e Isabel Minhós Martins transforma esses momentos em livro e em jogo de exploração, de observação e memória, de descoberta estimulante, de relação inesperada com e entre tantos objetos irrequietos e inesperados, perdidos e achados nos sítios mais quotidianos e óbvios: a mala da mãe, a gaveta, o armário, a parede do quarto, o saco de praia da avó, a bancada da cozinha, o frigorífico, o bolso de um impermeável. Mais do que um convite a olhar e a mapear as coisas esquecidas pelos cantos, esta é uma prova de que até nas arrumações e limpezas sazonais podem nascer histórias de detetives e divertidas biografias. Vejamos o que aqui no Cria Cria descobrimos: um programa de concerto, uma rolha de cortiça com um rosto desenhado, tampas de canetas perdidas, cotos de lápis de cera, moedas e papéis de rebuçado, clips coloridos e bilhetes de metro, duas caricas, um ramo de alfazema, um berlinde, uma lista de compras, um canto de envelope rasgado rabiscado com o título de uma canção ouvida na rádio, um montinho de peças Lego, uma perna de Gormiti, dois seixos brancos e duas conchinhas, um pin ferrugento de “A noiva cadáver”, de Tim Burton, um balão rebentado, três botões e uma fitinha de embrulho, rodas de carrinhos e seis ganchos de cabelo – eis os objetos perdidos, esquecidos e agora encontrados, que fazem de nós as histórias que somos. “O que há” recorda-nos precisamente isso. Vamos jogar?

 

Paula Pina

 

livro “O mundo num segundo”, de Isabel Minhós Martins [texto] e Bernardo Carvalho [ilustrações]
Planeta Tangerina, reed. 2013
[a partir dos 2 anos]

livro “O que há”, de Isabel Minhós Martins [texto] e Madalena Matoso [ilustrações]
Planeta Tangerina, 2012
[a partir dos 2 anos]

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s