“Segundas pieles”, de Miguel Vallinas

miguel vallinas segundas pieles 27:43

 

Comemoramos hoje, 4 de outubro, o Dia Mundial dos Animais. Presenças centrais na história da literatura, e figuras-chave em particular na literatura infantojuvenil, reza a tradição que os animais devem neste dia ser abençoados e colocados sob a proteção de S. Francisco de Assis, santo amante da natureza e protetor de todos os seres. Em escolas, programas, notícias e associações, de pendor mais ou menos ecológico, se recorda a necessidade da posse responsável, já que a ligação aos animais, sobretudo nas grandes cidades, se concretiza tendencialmente na posse de um animal-brinquedo,  não poucas vezes reduzido ao estatuto de antídoto para a solidão ou de prisioneiro-mascote, válido enquanto entretenimento, descartado como lixo assim que perdidos os entusiasmos da novidade ou quando a doença exige atenção e dinheiro.

 

miguel vallinas segundas pieles 18:43

 

Eis aqui a obra do fotógrafo espanhol Miguel Vallinas, no seu projeto “Segundas pieles”. Não são apenas pessoas (trans)vestidas de animais ou animais vestidos como pessoas – nestes retratos antropomórficos (iluminados, encenados e cuidados com o amor de quem todos os dias nasce e morre para a arte), estamos nós, seres humanos, como animais que somos.

 

miguel vallinas segundas pieles 14:43

 

Sugerimos que siga ainda a série de autorretratos deste autor, simplesmente intitulada “Pieles”, um eu/outro em diferentes cenários (ou “peles”) profissionais.

 

Paula Pina

Advertisements

Leave a comment

Filed under Fotografia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s