“Magia!”, de Charo Pita e Madalena Matoso

capa magia

 

A Oqo tem-nos presenteado, desde 2006, com álbuns belíssimos. Graças a ilustradores e criadores talentosos e textos cativantes, e pela variedade e qualidade do seu catálogo, tem conseguido assegurar lugar de destaque na lista das melhores editoras de literatura para crianças e jovens. De entre as obras premiadas podemos lembrar “A coisa que mais dói no mundo”, “A princesa que bocejava a toda a hora”, “A princesa de Aljustrel”, “Grande livro dos retratos de animais”, “Chocolata”, “Ovos cozidos”, “O urso e o corvo”, “Os sete cabritinhos”, “Fumo” ou “Félix, o colecionador de medos”. Amplamente testados por crianças, pais, educadores e professores, em salas de aula ou no aconchego do sofá, estão igualmente títulos como os divertidos e populares “O lobo feroz”, “Quiquiriqui”, “Três desejos”, a série “Caracóis” e, claro, os sempre assustadores “A bruxa arreganhadentes”, “O papão” ou “A casa da minha avó”. Na Oqo, ilustradores portugueses como Madalena Matoso, André da Loba, Bernardo Carvalho, Cecília Afonso Esteves, Fátima Afonso, Teresa Lima, André Letria, Cecília Varela, Marta Torrão ou João Vaz de Carvalho marcam presença em parcerias de sucesso, e novos autores estreiam-se com segurança. Destacamos hoje, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a obra “Magia!”, da contadora galega Charo Pita, com ilustrações de Madalena Matoso.

 

madalena matoso magia 1

 

A voz narradora, dinâmica e viva de Charo Pita, constrói um conto circular, como na melhor tradição popular. Para muitas crianças, que nunca tiveram a experiência do aleitamento materno, ou para quem o tema da amamentação é ainda tabu, este é um álbum que ensina a encarar com naturalidade um dos mais maravilhosos momentos de dádiva e de afeto. Seriedade e humor acompanham o périplo do pequeno Manolo por espaços e lojas, num admirável esforço de responsabilidade e confiança, para encontrar a solução para o choro do bebé, seu primo, criaturinha cujos hábitos e necessidades desconhece.

 

madalena matoso magia 2

 

Ao encanto e simplicidade do texto junta-se o jogo das colagens de micro elementos – pedacinhos soltos de papel, cartão, selos, etiquetas (veja-se como resultam bem os códigos de barras nas janelas da quinta ou o padrão das guardas) – que por magia se unem, compõem e recompõem, criando sentidos novos, surpreendentes e cómicos, como os esguichos de lágrimas ou os galináceos de perfil. Um dos momentos mais bonitos, não escritos, surge nas últimas páginas, com os animais que amamentam as suas crias.

 

Paula Pina

 

livro “Magia!”, de Charo Pita [texto] e Madalena Matoso [ilustrações]
Oqo, 2012
[a partir dos 3 anos]

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s