“Histórias da música em Portugal”, de Mário João Alves e Madalena Matoso

capa historias da musica em portugal

 

Se faz falta uma verdadeira história da música portuguesa para crianças, nestas “Histórias da música em Portugal” encontramos uma interessante proposta do M.P.M.P., Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa, uma associação sem fins lucrativos que tem desenvolvido iniciativas de divulgação do património musical português e de cultura lusófona. Com texto da autoria de Mário João Alves, cantor experiente e escritor premiado, a obra deixa-nos a pensar numa estrutura em formato de libreto, e no que poderia vir a ser essa pequena história da música portuguesa para crianças apresentada em palco. Se nos abstrairmos de um tom exclamativo, por vezes excessivo na sua exaltação, entre o nacionalismo e o paternalismo, os pequenos episódios, de facto, são lidos quase como excertos comentados, capítulos povoados de personagens esboçadas – como que retiradas de uma narrativa maior, da qual nos mostram apenas instantes, cativantes, divertidos, memoráveis, surpreendentes, pistas para apetecíveis conversas de descoberta mais profunda e audição acompanhada com o cd, com orientação adulta.

 

madalena matoso historias da musica em portugal 1

 

Para além das inventivas ilustrações a três tons, Madalena Matoso elabora um catálogo de retratos inesquecíveis dos artistas referidos, dos mais conhecidos aos injustamente esquecidos. Será impossível deixar de sorrir ao reconhecer as bochechas rosadas de João Guilherme Daddi, o longo cabelo louro iluminado de Constança Capdeville, Lopes-Graça de cravo ao peito, os suspensórios de Joly Braga Santos.

Embora seja sempre difícil fazer uma seleção de autores e obras, desde D. Diniz a Jorge Peixinho, a cronologia final merece destaque, bem como as faixas inéditas incluídas no disco: a abertura da ópera “A serrana”, de Alfredo Keil, numa gravação histórica de 1959, pela Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional (Arquivo RTP), e ainda um excerto de “Fantasia brilhante”, de João Guilherme Daddi, com a particularidade de ter sido gravada pelo pianista Duarte Pereira Martins num piano de época.

 

madalena matoso historias da musica em portugal 2

 

Partindo de uma ideia de Idalete Giga, com direção e revisão de Edward Luiz Ayres d’Abreu, o livro/cd “Histórias da música em Portugal” é claramente o início de um projeto colaborativo a muitas jovens mãos, que merece apoio e continuidade. Pela música e músicos portugueses, pelas crianças, e por todos nós.

 

Paula Pina

 

livro com cd “Histórias da música em Portugal”, de Mário João Alves [texto] e Madalena Matoso [ilustrações]
M.P.M.P. / Planeta Tangerina, 2013
[a partir dos 6 anos]

 

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura, Música

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s