André da Loba: quatro livros

andre da loba pensamientras

 

Já por diversas vezes o seu nome, entre os grandes do panorama internacional da ilustração, se passeou no Cria Cria, por aqui, por aqui ou por aqui. Ao longo da lista de obras com as quais se tem destacado na criação infantojuvenil nacional, encontramos em André da Loba um ilustrador-leitor que se deixa seduzir e alimentar pela palavra, e dela faz brotar tantas outras palavras em imagens e universos distintos, em desconstruções felizes, oscilantes: recorde-se “O arenque fumado”, de Charles Cros (pela Bruaá), a seleção poética da Kalandraka da poesia de Bocage, “Antologia poética”, ou os textos de Eucanaã Ferraz em “Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos” (Pi), livros povoados de figuras de cartão ou materiais reciclados, esculturas desajeitadas e quase grotescas, de uma elegância aflita e perplexa. Mas o ilustrador também se alonga em linhas e geometrias dançantes, bidimensionais, puríssimas, filosoficamente provocadoras. O seu trabalho com a excecional editora Eterogémeas, de Gémeo Luís, em “Pensamientras / On thoughts” – ilustrações das quais partem os delicados textos de Eugénio Roda, traduzidos para inglês por Joanna Neborsky -, revela isso mesmo.

 

 

Uma outra casa editorial nortenha, a Bags of Books, aposta também na mesma dupla em “O barco de papel”, e o resultado não deixa, de novo, de criar estranheza: do design à escolha e aroma do papel, do título à ilustração, dos jogos de palavras, sons e sentidos, aos outros jogos com as escalas e perspetivas, às propostas ativas e instruções mecânicas para realização das dobragens tradicionais do barco e avião (barco que é avião, avião que é barco, barco que também pode ser chapéu). Criado no âmbito do projeto Rampa, a obra pretende justamente levar o leitor a refletir sobre as questões da mobilidade e da acessibilidade. E, de facto, consegue a proeza de pôr pequenos e grandes a pensar, por dentro de si, de uns e outros, em casa e em família, incomodados, “como quem anda à chuva”, com as perguntas de quem voa, em barcos-avião ou não.

 

capa o barco de papel

 

Pela exímia voz contadora de Rodolfo Castro, “Os sete irmãos chineses”, um conto chinês editado pela Oqo, ganha novas dimensões. Ainda que sem abandonar a vertente da moralidade tradicional de uma narrativa ancestral de cunho popular, que obriga a pensar, ainda que escrito com a singeleza do que é para ser contado e ouvido, este conto multiplica-se, desdobra-se, curva-se, alonga-se e segue, até à celebração final, com um ritmo irresistível. A simplicidade iconográfica revela-se complexa, abstratizante, graças ao trabalho de ilustração milimétrico e surpreendente de André da Loba, com linhas e labirintos geométricos, em estampagens coloridas (uma cor para cada irmão), desdobrando-se em jogo tangrâmico, ou quebra-cabeças, desafiador e permanente, acompanhando a narrativa, mas dela extraindo muito mais.

 

capa os sete irmaos chineses

 

O universo artístico de André da Loba espanta e mesmeriza. Veja-se igualmente o exemplo do livro silencioso “Manimals”, traduzido como “Bestial” (e uma das inteligentes apostas da editora de André Letria, a Pato Lógico): das suas páginas escapam animais e objetos que se mesclam em entrosamentos absurdos, mas dotados de uma lógica séria e cómica, em visualidades neologizáveis, com formas híbridas, seres tão imaginativos quanto comoventes e estimulantes. Indispensável e irresistível, recomendável para quem, em qualquer idade ou situação, necessitar de fôlego criativo.

 

capa bestial

 

Paula Pina

 

livro “Pensamientras / On thoughts”, de Eugénio Roda [texto] e André da Loba [ilustrações]
Edições Eterogémeas, 2012
[a partir dos 9 anos]

livro “O barco de papel”, de Eugénio Roda [texto] e André da Loba [ilustrações]
Bags of Books, 2013
[a partir dos 4 anos]

livro “Os sete irmãos chineses”, de Rodolfo Castro [texto] e André da Loba [ilustrações]
Oqo, 2013
[a partir dos 3 anos]

livro “Bestial”, de André da Loba
Pato Lógico, 2013
[a partir dos 2 anos]

Advertisements

Leave a comment

Filed under Ilustração, Literatura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s